A área de cultivo no Estado está estimada em 810.380 hectares. A produtividade estimada é de 4.440 kg/ha, significando redução 39,49% na projeção inicial.

A colheita foi praticamente paralisada durante o período, em decorrência das precipitações recorrentes e, ainda, do envolvimento dos produtores, que privilegiaram a operação na soja nos poucos momentos em que o tempo permitiu.

A área colhida se elevou para 2%, alcançando 86%. As lavouras em maturação somam 10%. As chuvas mantiveram as boas condições das lavouras em enchimento de grãos, que representam 4% dos cultivos. Contudo, a redução da luminosidade e das temperaturas pode também diminuir a expectativa de rendimento dessas áreas cultivadas tardiamente.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a produtividade está estimada em 6.400 kg/ha. A colheita foi totalmente paralisada em razão das chuvas frequentes e volumosas, que impossibilitaram a operação.

Nas de Erechim e Passo Fundo, a colheita foi finalizada. As estimativas de produtividade indicam produção de 4.820 kg/ha e 5.420 kg/ha respectivamente.

Na de Ijuí, como não houve atividades de colheita, os produtores finalizaram a implantação de culturas de cobertura – aveias, ervilhaca e nabo forrageiro – nas áreas destinadas ao plantio de milho para a safra 2023/2024. A queda do preço desse grão causa preocupação tanto para produtores como para o mercado local, pois poderá implicar em redução da área a ser cultivada na próxima safra.

Na de Pelotas, a produtividade foi reavaliada em 2.780 kg/ha, significando redução de 44,39% em relação à expectativa inicial. A colheita foi suspensa, e a área colhida permanece próxima a 40%. As lavouras em enchimento de grãos somam 34% e em maturação, 26%. Há expectativa de pequeno aumento da produtividade nas lavouras implantadas em dezembro de 2022 e em janeiro de 2023.

Na de Santa Rosa, a produtividade atual está estimada em 4.930 kg/ha, representando quebra de 40,24% em 8.249 kg/ha projetados. Não houve colheita, tampouco mudanças nas fases de desenvolvimento das lavouras na semana. Permanece na fase de floração/pendoamento 1% das lavouras; em enchimento de grãos são 8%; e em maturação, 2%.

Na de Soledade, estima-se produtividade de 3.340 kg/ha, consistindo em redução de 33,65% na projeção inicial. As lavouras com implantação tardia prosseguem em bom desenvolvimento, porém o ritmo é menor devido à redução das temperaturas e da radiação solar. A colheita foi prejudicada e alcança 73% da área cultivada. As lavouras remanescentes estão, em sua maior parte, em enchimento de grãos, o que representa 22% da área de cultivo.

Comercialização (saca de 60 quilos)

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, a cotação média do milho apresentou redução de -0,80%, passando de R$ 62,25 para R$ 61,75.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1762 – Emater/RS



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.