A área projetada pela Emater/RSAscar para a safra 2022/2023 é de 6.568.607 hectares, ou seja, 2,83% maior do que a safra anterior. A produtividade estimada é de 3.131 kg/ha, significando a produção de 20.563.989 toneladas.

Os produtores estão finalizando o preparo de áreas para o início da implantação das lavouras da safra 2022/2023, após o vazio sanitário, entre 13/07 e 10/10/2022. O vazio é o período determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), quando não se pode manter as plantas de soja vivas a campo com o objetivo de reduzir a população do fungo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na entressafra e, assim, atrasar a ocorrência da doença e reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo do cultivo.

O período indicado para a semeadura no Rio Grande do Sul, de acordo com o Zoneamento de Risco Climático (ZARC), estendese de 11/10/2022 a 31/01/2023.

No Planalto Médio, as plantas de cobertura de inverno para a produção de massa seca (palha) e para a cobertura do solo foram manejadas através da aplicação de herbicidas dessecantes e/ou de forma mecânica, com rolo faca. Constatouse a alta infestação de buva (Conyza spp.) nas áreas que estão sendo manejadas.

Na metade Sul do Estado, o preparo de grade em áreas de integração com pecuária ocorre com dificuldades, pois apresentam pouca massa verde, presença de invasoras de difícil controle químico e superfície irregular devido ao pisoteio do gado, durante o inverno, sobre as pastagens com pouca vegetação e ao excesso de umidade nos solos. Em terrenos com plantas de maior cobertura vegetal, foram realizadas aplicações de herbicidas, incluindo os hormonais, para os quais há maiores restrições quanto ao momento de aplicação. O acumulado de precipitações ao longo do mês de setembro foi significativamente abaixo da média na maior parte dos municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha, e os produtores estão apreensivos frente aos prognósticos de baixos volumes de chuvas nos meses da primavera e no início do verão.

Comercialização (saca de 60 quilos)

Segundo o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RSAscar no Estado, o valor médio decresceu 1,32%, passando de R$ 171,82 para R$ 169,56.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1732 – Emater/RS



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.