A Embrapa promove solenidade de lançamento de cinco tecnologias no dia 08 de fevereiro, às 14h30, na Vitrine da Embrapa no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Serão lançadas duas cultivares de soja, duas cultivares de feijão eo EAD sobre produção de materiais de plantio de mandioca. Confira mais informações sobre os lançamentos.
Soja BRS 546 é uma soja altamente convencional. resistência às principais culturas e apresenta-se destacada pela resistência nemato de plantas tolerantes, que aumenta o destaque nas áreas cultivadas, que pelo menos destaca-se nas áreas problemáticas. A cultivar foi desenvolvida em parceria com a Fundação Meridional.
Soja BRS 559RR – pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta. Apresenta excelente potencial de produção e estabilidade de produção no Paraná (RECs 102, 103, 201). Por outras, semeada e pode ser sua possibilidade de inserção no sistema de culturas mais cedo ou mais precocemente com. Também possui ampla janela de semeadura, permitindo maior flexibilidade ao planejamento dos produtores. A cultivar também foi desenvolvida com parceria com a Fundação Meridional.
Feijão BRS FC310 – cultivar de feijão comum, com grãos do tipo carioca, ciclo semiprecoce (75-84 dias), excelente arquitetura e resistência às bacterioses importantes para a cultura do feijoeiro. Apresenta um potencial de produtividade de 3500 kg/ha. Suas características tornam essa cultivar uma opção para o cultivo na safra e safrinha da Região Centro-sul do Brasil. É recomendado para cultivo em 19 estados brasileiros.
Feijão BRS FS311 – cultivar de feijoeiro-comum, do grupo rajado, com alto potencial produtivo e grãos graúdos. Apresenta ainda ciclo semiprecoce, resistência à antracnose e ao fusarium oxysporum e arquitetura ereta, que confere possibilidade de colheita mecânica direta. Apresenta potencial de produtividade de 3493 kg/ha. Com base no seu desempenho, a cultivar BRS FS311 é indicada para semeadura em 11 estados.
EAD sobre produção de materiais de plantio de mandioca – o EAD “Introdução às estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca” será disponibilizado na plataforma de cursos à da Embrapa (e-Campo). O curso trata dos temas: produção de materiais de plantio de mandioca; alternativas técnicas de multiplicação de material de plantio; sanidade e manejo agronômico na cultura; e estruturação e registros da Rede Reniva (Rede de multiplicação e download de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária).
A Embrapa não está1 no Show Rural, por de pesquisa. Os lançamentos e outras tecnologias serão demonstradas em quatro espaços distintos: na Casa da Embrapa, na Vitrine de Tecnologias, na Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” e em área específica específica ao Sistema Antecipe, um método de cultivo intercalar que a redução dos riscos assumidos incertezas do clima durante a segunda safra.
As soluções tecnológicas a serem demonstradas trazem incrementos para diferentes segmentos, como: produção, genética, sistemas de produção animal de grãos, entre outros. Além desses espaços, a Embrapa também estará presente no Show Rural Digital e contará com uma programação de palestras.
Fonte: Embrapa
Foto de capa: Divulgação Embrapa – Créditos André Prando