Ao longo das ultimas safras, os produtores vêm se deparando com a seguinte dúvida: os sinais acinzentados observados em diferentes culturas (Figura 1) são causados por fungos? Eles podem causar prejuízos?

Em anos chuvosos, é bastante comum o aparecimento do falso-fungo Physarum sp., um protozoário conhecido como “falso-carvão”, que resulta na formação de estruturas cinzas ou negras, na superfície de diversas espécies, que vão desde gramíneas, crucíferas e até leguminosas, como soja.

Physarum não é considerado um agente patogênico (portanto não causa doença), mas um saprófita. Porém, caso a infestação seja muito alta, como efeito indireto de sua ocorrência, pode haver clorose superficial nos tecidos e, em casos mais extremos, redução na fotossíntese.

No entanto, não há necessidade de adoção de medidas de controle específicas, como a utilização de fungicidas. No caso do azevém, o próprio pastejo eliminará a presença do protozoário.

Figura 1: Sinais de Physarum sp. em diferentes culturas. Fonte: Caroline Wesp-Guterres, Vctoria Silvestri e Vicente Gelatti

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – CCGL

Foto de capa:  Instituto AGRIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.