O Imea atualizou os números da safra de soja 19/20 em MT. A área, que na safra 18/19 foi estimada em 9,67 milhões de ha, deverá alcançar 9,82 milhões de ha na safra 19/20, principalmente devido ao avanço da soja nas regiões norte, nordeste e médio-norte do estado.
Já em relação à produtividade, os resultados percebidos a campo até o momento ilustram um potencial acima daquele visto na safra 17/18, quando MT atingiu níveis recordes de rendimento da soja. Assim, a estimativa para a safra 19/20 passa a ser de 57,71 sc/ha, número 0,46 sc/ha acima ao da safra 17/18. Com isso, a produção do estado pode chegar a 34,01 milhões de t.
Os principais motivos desse aumento envolvem as condições climáticas favoráveis dessa safra, as quais permitiram dias com boa incidência de sol e chuva em momentos importantes do ciclo da cultura, o que, juntamente com o bom manejo do agricultor, garantiu um bom potencial produtivo das áreas.
Confira os principais destaques do boletim:
• O preço da soja disponível em Mato Grosso recuou 2,33% na comparação semanal. Apesar da alta no dólar, a bolsa de Chicago apresentou forte desvalorização nos últimos dias, afetando os preços internos.
• De olho no mercado global, o contrato corrente na bolsa de Chicago (CME – Group) fechou com uma queda de 3,00% na semana, cotada a US$ 8,87/bu. Apreensões relacionadas ao novo Coronavírus estão afetando o mercado.
• A preocupação do mercado mundial em relação aos impactos econômicos do Coronavírus levou à valorização do dólar, que fechou a semana com cotação média de R$ 4,23/US$.
• A colheita em MT alcançou 26,67% das áreas com a cultura e está 5,40 p.p. acima da média dos últimos cinco anos. O ‘tempo aberto’ em grande parte do estado propiciou o avanço dos trabalhos na última semana.
Logística diferente:
Geralmente os preços dos fretes (grão) valorizam no início do ano em MT, pois inicia-se a colheita no estado e a demanda por caminhões para o escoamento da produção aumenta.
Porém, o término do asfaltamento da BR-163 em finais de 2019, no trecho próximo a Miritituba, pressionou os preços do frete no mercado, tornando ainda mais interessante para os ‘players’ de Sorriso e região a logística via Miritituba.
Com 26,67% da soja colhida em MT, percebe-se que a rota para Miritituba está sendo mais atrativa quando comparada à média do mesmo período dos últimos cinco anos, mostrando o efeito que a pavimentação causou na logística estadual.
Por fim, vale considerar os investimentos que estão sendo feitos no ‘arco norte’, os quais possibilitaram que 48% das exportações de soja de MT em 2019 fossem escoadas pelos portos dessa região, ilustrando o potencial da logística ali existente, o que deve continuar beneficiando os produtores.
Fonte: Imea