O percevejo-marrom, Euschistus heros, é um inseto sugador de hastes, ramos, vagens e plântulas, que pode atacar as culturas do algodão, milho e soja, causando:

• Redução de produção e abortamento de estruturas reprodutivas. Além disso, pode injetar toxinas na planta.

Dentre as espécies de percevejos, E. heros é considerada a mais abundante e de maior dificuldade de controle nas lavouras de soja do Brasil, principalmente em regiões mais quentes.

A duração do ciclo desses insetos e das diferentes fases de desenvolvimento é dependente da temperatura, portanto é provável que, uma vez adaptado à cultura, o número de gerações seja elevado nas regiões de clima mais quente.

Duração em dias das fases de desenvolvimento do percevejo-marrom (Euschistus heros):

Nos últimos anos, o percevejo-marrom tem alcançado níveis populacionais elevados, tornando-se o principal alvo da utilização de inseticidas visando seu controle.

A exposição consecutiva de inseticidas contendo o mesmo modo de ação, sua rusticidade, aspectos genéticos e biológicos, sua capacidade reprodutiva, além de outros fatores, têm favorecido a seleção de indivíduos resistentes do percevejo-marrom.

Mas Como manejar a resistência?

Quais os Níveis de controle?

Confira tudo no Fôlder: Manejo da Resistência do Percevejo-marrom a Inseticidas disponível no Portal do IRAC (Comitê Brasileiro de Ação a Resistência a Inseticidas).

Clique e acesse o fôlder elaborado pelos consultores:

  • Prof. Dr. Celso Omoto – ESALQ/USP
  • Prof. Dr. Oderlei Bernardi – UFSM
  • Prof. Dr. Raul Narciso C. Guedes – UFV

Colaboração:

  • Daniel Ricardo Sosa-Gómez – Embrapa Soja

Fonte: IRAC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.