Encerrada na primeira semana de maio, em Ribeirão Preto (SP), a 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow’2023) movimentou R$ 13 bilhões em negociações de máquinas e implementos agrícolas, atraindo cerca de 195 mil visitantes. Durante a feira, o Grupo MF Rural, sediado em Marília (SP), apresentou novidades em seu ecossistema, chamando a atenção para o crescimento vertiginoso das vendas online no agronegócio.

Dados oficiais sobre o desempenho do comércio eletrônico no setor ainda não existem, porém, faz mais de uma década que o Grupo MF Rural experimenta recordes consecutivos de vendas em seu ecossistema, lançado em 2004. Somente nos primeiros quatro meses de 2023, por exemplo, foram quase 5 milhões de acessos e R$ 3,4 bilhões em vendas transacionadas.

Quem passou pelo estande da empresa se surpreendeu com as dimensões do negócio, comparado por muitos ao Mercado Livre. Enquanto uma se dedica às demandas de consumo mais distintas, as buscas no MF Rural se restringem aos produtos e serviços rurais.

Reúne tudo que seja necessário ao homem do campo, de sementes de alface até máquinas, implementos, aeronaves ou fazendas completas. É o mais acessado, reunindo 115 mil anúncios ativos, com 315 intenções de compra por hora e 2,8 milhões de usuários cadastrados, sendo ainda líder em vendas transacionadas, com R$ 10 bilhões nos últimos dois anos.

Uma pequena propriedade rural avaliada em R$ 2 milhões foi anunciada e vendida em menos de uma semana. “Antes, nossa proposta era facilitar a vida dos produtores rurais. Agora, atendemos às suas demandas por completo, seja por soluções financeiras, carteira digital, logística, leilões rurais, aprendizagem e até mesmo entretenimento”, garante Roberto Fabrizzi Lucas, CEO do Grupo MF Rural.

Rafael, Renato, Roberto e Sr. Wilson. Foto: MF Rural

Acesse https://www.mfrural.com.br

Digitalizar é um bom negócio

Especialistas em tecnologia recomendam aos que desejam digitalizar suas vendas que explorem as oportunidades oferecidas pelos marketplaces com mais tempo de mercado, por possuírem maior credibilidade e atraírem maior volume de tráfego orgânico. Este, aliás, é um desafio às plataformas que surgiram mais recentemente e vêm utilizando técnicas consideradas duvidosas para ranquear na primeira página de pesquisas do Google.

“Estamos online há quase duas décadas, sempre junto aos produtores e empresários do campo. Desconhecemos qualquer outra plataforma mais acessada que a nossa, ao menos no mercado brasileiro”, garante o CEO do Grupo MF Rural.

Tamanha audiência ajuda a derrubar barreiras que impedem o amadurecimento de milhares de negócios em potencial. É o que aconteceu com o torneiro mecânico Odair Carlos Moya, criador de um micronizador de polímeros o qual julga ser essencial ao reaproveitamento de materiais termoplásticos. Apesar de ter entre os clientes marcas como Tigre, Fortlev, Azaleia e Grendene, reconhece a dificuldade de atrair investidores em potencial. Grande parte de suas vendas eram por indicação.

“Mesmo anunciando há pouco tempo, fizemos prospecções interessantes, em vários estados, e até mesmo no exterior. O ecossistema da MF Rural será fundamental ao nosso projeto de expansão, sendo o MF Play (uma das novidades apresentadas durante a mostra) outro importante aliado”, acredita o proprietário da Jetch Máquinas Rotativas, de Porto Feliz (SP).

Essa agência de publicidade full service administrará as redes sociais da empresa anunciante e desenvolverá ações institucionais para atrair pessoas realmente interessadas em seus produtos.

Outro empresário que conseguiu expandir o network é Sandro Savegnago, diretor da Trapani Indústria de Máquinas, sediada em Ribeirão Preto (SP). Há sete anos, ele mantém uma loja virtual dentro do ecossistema, com ofertas que vão de misturadores de ração e prensa de silagem até ensacadeiras e fábricas de ração compactas.

“O mais interessante é que o MF Rural entrega nossos produtos aos clientes corretos, eliminando do filtro aventureiros ou curiosos. São pessoas que chegam pra fechar negócio. Além disso, contamos com estratégias e campanhas para ranquear nossos produtos, além de todo o suporte oferecido à nossa equipe de vendas”, elogia Savegnago.

A Trapani e a Jetch são outras empresas parceiras que puderam interagir com os visitantes da mostra, em totens montados no estande do Grupo MF Rural.

Viralizando na Agrishow

Foto: MF Rural

“Bombou” nas redes o vídeo de Felipe Marconato Boschiero, de apenas 12 anos, passando pelo estande da empresa na Agrishow. Na ocasião, ficou impressionando com uma plantadeira manual mais sofisticada que a sua boa e velha matraquinha.

A mãe do menino, Ana Paula Marconato, relata que Felipe convive com os avós paternos, em um sítio nos arredores de Curupá (SP), desde bebezinho. Cresceu vendo o pai cuidando dos afazeres da roça.

Foi a avó Nina quem apresentou a ele a rústica matraca utilizada antigamente no plantio que acabou transformando-se em um de seus brinquedos favoritos. Tanto é que, em seu último aniversário, pediu de presente uma outra mais moderna, com adubadeira embutida.

Durante os dias da mostra, o vídeo viralizou de tal maneira que o Grupo MF Rural lançou uma campanha para reencontrá-lo e presenteá-lo com o produto que chamou sua atenção.

Visita de Pedro Guimarães

Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. Foto: MF Rural

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal marcou presença no estande do Grupo MF Rural e conversou com empresários sobre o panorama atual do agronegócio.

Em linhas gerais, destacou que, novamente, o setor demonstra força ao sustentar a economia, mas que segue fragilizado, diante dos últimos acontecimentos.

Disse ainda que o momento exige redução nos custos operacionais, destacando ser uma estratégia apropriada investir em ferramentas como o ecossistema MF Rural.

Para ele, o digital elimina parte dos gastos com exposição, chegando a milhões de clientes em potencial. Eles, por vez, têm à disposição condições mais atraentes às suas necessidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa MF Rural



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