No RS, pouco mais de 50% da área está plantada. Destaca-se as operações nas regiões mais quentes, principalmente, no Alto Uruguai e Missões, que intensificaram o ritmo de operação. As chuvas, embora de pequenos acumulados, permitiram a realização dos tratos culturais e o avanço das atividades de semeadura.
No PR, semeou-se 46% da área prevista. As chuvas aumentaram o nível de água no solo na maioria das regiões produtoras, promovendo melhores condições para o desenvolvimento.
Em SC, cerca de 22% da foi área semeada. Algumas lavouras mais precoces estão em estágio de desenvolvimento vegetativo avançado, recebendo adubação de cobertura. As chuvas e as temperaturas mais amenas permitiram a ampliação da semeadura. A manutenção do teor de umidade do solo favoreceu a germinação, a emergência e o crescimento vegetativo inicial da cultura. As lavouras apresentam desenvolvimento e estande de plantas satisfatórios, embora algumas áreas no Extremo-Oeste apresentem restrições devido à baixa umidade do solo.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB