O Imea divulgou a primeira estimativa da safra 2022/23 de milho em MT, com previsões de
aumento na área cultivada do cereal e no rendimento médio estadual para a próxima temporada. Desse modo, a expectativa inicial de área é de um incremento de 1,80% em relação à safra 2021/22, totalizando 7,28 milhões de ha.

O aumento é pautado principalmente pelos altos patamares de preços do milho que estão sendo praticados no mercado, influenciando o produtor a aumentar a sua área.

Em relação aos rendimentos, a média estadual ficou estimada em 104,33 sc/ha, contudo, é importante ressaltar que fatores como a janela de plantio do cereal e as condições climáticas influenciam diretamente na produtividade do milho. Por fim, a produção ficou estimada em 45,54 milhões de t, 3,89% a mais em relação à safra 2021/22. Para ler o relatório completo, clique aqui.

Confira os principais destaques do boletim:

  • MILHO EUA: o milho na CME Group finalizou a semana em alta de 2,36%, motivada pela piora nas condições das lavouras de milho nos Estados Unidos.
  • MILHO FUTURO: a cotação fechou com alta semanal de 2,83%, devido à expectativa dos investidores sobre a divulgação da taxa de desemprego e de juros dos EUA.
  • DÓLAR: a moeda ficou cotado em R$ 5,16/US$, e fechou a semana com alta de 0,68%, devido ao temor de uma recessão global.

Na segunda-feira (05/09), O Imea consolidou os dados safra 2021/22 do cereal no estado.

A 12ª estimativa foi consolidada através de georreferenciamento, pesquisa com produtores e agentes do mercado. Desse modo, MT apresentou uma área de 7,15 milhões de hectare destinado ao cereal, um incremento de 22,36%, se comparada à safra passada. A motivação da expansão foi devido aos altos patamares de preço do milho que vem sendo registrado desde a safra passada, incentivando o produtor em aumentar a sua área.

No que tange à produtividade média no estado, o rendimento foi de 102,23 sc/ha, aumento de 10,34%, se comparado a safra passada. Apesar da redução nas chuvas em mai.22 e abr.22, nem todas as regiões viram a ser prejudicadas, uma vez que tiveram um grande percentual semeado na janela ideal, como a médio-norte. Por fim, o estado fechou a produção em 43,84 milhões de toneladas, um incremento de 34,62%, se comparado a safra 2020/21.

Fonte: IMEA



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.