Apesar das precipitações ocorridas em 05/02, as temperaturas extremamente elevadas aceleraram a redução da umidade nas plantas e nos grãos e, consequentemente, a colheita, que alcançou 54% do total cultivado. As áreas colhidas, semeadas no início do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), mantêm produtividades elevadas. As lavouras em maturação, que representam 19% da área cultivada, já têm produtividade definida, sendo consideradas satisfatórias.

Os cultivos semeados tardiamente (7% em desenvolvimento vegetativo, 6% em floração e 14% em enchimento de grãos) estão sendo impactados pela restrição hídrica e pelas altas temperaturas. A onda de calor tem prejudicado o potencial produtivo da cultura, pois seu ciclo está diretamente relacionado à soma térmica. O aumento das temperaturas acelera o desenvolvimento fenológico, encurtando as fases de crescimento, assim como compromete a fecundação, se forem superiores a 35 °C durante a polinização, afetando negativamente a produtividade. Além disso, as temperaturas noturnas elevadas reduzem o acúmulo de fotoassimilados, prejudicando o enchimento de grãos.

Após as chuvas, alguns produtores realizaram o plantio tardio, mesmo fora do período recomendado pelo ZARC. Observou-se elevação na incidência de cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) nas semeaduras realizadas em janeiro.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, as chuvas ocorreram em um momento oportuno, beneficiando as fases de estádio vegetativo (14%), floração (10%) e enchimento de grãos(8%). A colheita foi efetuada em 64% da área, e 4% estão em maturação.

Na de Caxias do Sul, a colheita iniciou, e a maior parte das lavouras atingiu a maturação. As primeiras áreas colhidas apresentam produtividade superior à esperada inicialmente, com grãos de boa qualidade. As lavouras semeadas tardiamente, que representam um pequeno percentual da área cultivada na região, ainda estão em floração e enchimento de grãos e tendem a sofrer redução significativa no rendimento.

Na de Ijuí, a colheita avança à medida que as lavouras atingem a umidade ideal para a operação. É observada uma moderada redução na produtividade, mais acentuada nas lavouras de sequeiro. Nessas áreas, a escassez de chuvas comprometeu o número e o tamanho dos grãos. Nas lavouras mais afetadas, os grãos não atingiram metade do tamanho ideal e acumularam baixo índice de amido. A área destinada ao segundo cultivo para colheita de grãos é pouco expressiva e foi implantada no final de janeiro.

Na de Passo Fundo, 10% das áreas estão no estágio de enchimento de grãos. Nas lavouras colhidas (30%) e em maturação (60%), a produção está elevada, beneficiada pelas chuvas ocorridas durante as fases de floração e espigamento.

Na de Pelotas, ainda há algumas semeaduras em andamento, embora em pequena escala, favorecidas pelas chuvas em 05/02. Estão 26% das áreas na fase vegetativa; 31% em florescimento; 26% em enchimento de grãos; 3% em maturação; e 14% colhidos.

Na de Santa Maria, em cerca de 30% das lavouras, plantadas no início do período recomendado, a produtividade está adequada; em 40%, os rendimentos foram variáveis. As perdas concentram-se em 30% das lavouras nos estágios de desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos.

Na de Santa Rosa, 8% das lavouras(plantio realizado entre dezembro e final de janeiro) encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo, sem áreas em floração no momento. A maior parte (92%) já foi colhida, e a produtividade média se aproxima de 7.500 kg/ha.

Na de Soledade, das lavouras semeadas no início do período recomendado 37% estão colhidas. A qualidade está adequada, e a produtividade próxima à esperada. As áreas semeadas tardiamente estão, em sua maioria, no estágio vegetativo; apenas algumas em floração e enchimento de grãos.

Comercialização (saca de 60 quilos)

 O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 0,24%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 67,79 para R$ 67,63.

Confira o Informativo Conjuntural n° 1854 Emater/RS completo, clicando aqui!

Fonte: Emater RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1854

Site: EMATER/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.