A escala fenológica de Fehr & Caviness (1977) é a escala mais utilizada na cultura da soja. Com base nessa escala, uma planta de soja está em V5 quando apresenta o quinto nó visível e a quarta folha trifoliolada completamente desenvolvida, porém, para contabilização do estádio é necessário que os bordos dos folíolos da folha acima não estejam mais se tocando.

Figura 1. Planta de soja em V5 conforme escala fenológica de Fehr & Caviness (1977).

Fonte: Stoller.

Nesse estádio, ocorre a determinação do número de nós da planta de soja, podendo esses variar de acordo com a cultivar e hábito de crescimento. O número de nós pode impactar significativamente na produtividade da cultura, visto que cada nó dará origem a um ramo lateral que poderá produzir vagens e grãos.



Devido a presença de gemas axilares a planta apresenta maior capacidade em resistir a injurias foliares sem perdas significativas de produtividade. Conforme destacado por Bueno et al. (2010), o nível de ação para o controle de pragas desfolhadoras como lagartas é de 30% de desfolha no período vegetativo da soja.

Micronutrientes como Cobalto e Molibdênio podem ser aplicados via foliar em V5, conforme recomendações técnicas o ideal é utilizar doses de 2 a 3 g de Co ha-1 e de 12 a 30 g de Mo ha-1. Embora ainda não tenha ocorrido o fechamento das entrelinhas, em V5 o monitoramento de doenças é fundamental, principalmente em áreas com histórico de ocorrência.

Deve-se evitar a matocompetição, assim como para pragas e doenças, o monitoramento das plantas daninhas é fundamental para identificar as espécies e embasar o posicionamento de produtos. Deve-se priorizar o controle das plantas daninha no início do fluxo de emergência ou estádios iniciais do desenvolvimento dessas plantas.

Confira o texto completo sobre V5 clicando aqui!

Conheça as soluções Stoller, clique aqui! 



Referências:

BUENO, A. F. et al. NÍVEIS DE DESFOLHA TOLERADOS NA CULTURA DA SOJA SEM A OCORRÊNCIA DE PREJUÍZOS À PRODUTIVIDADE. Embrapa, Circular Técnica, n. 79, 2010. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767727/niveis-de-desfolha-tolerados-na-cultura-da-soja-sem-a-ocorrencia-de-prejuizos-a-produtividade.pdf/918020e7-e643-4549-ba4a-771bd0a2d1ef >, acesso em: 04/12/2020.

FEHR, W.R.; CAVINESS, C.E. STAGES OF SOYBEAN DEVELOPMENT. Ames: Iowa State University, (Special Report, 80), 12p. 1977.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.