Conforme atualizações dos danos sobre atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil, ao considerar as áreas protegidas pelo Estado e as áreas mantidas dentro dos imóveis rurais, 65,6% do território brasileiro é destinado à vegetação nativa. Uma grande parcela dessa área conservada é observada dentro das propriedades rurais, que contribuem com o equivalente a 29% da área do território nacional.

Esses dados demonstram tamanha a conservação realizada por agricultores em propriedades rurais. Em termos práticos, a área destinada a preservação em imóveis rurais é quase 20% superior a área de lavouras no Bioma Cerrado e superior a 25% da área de lavouras no Bioma Amazônia.

Figura 1. Atribuição, ocupação e uso das terras, Bioma Cerrado (2025).

Fonte: Embrapa (2025)

Figura 2. Atribuição, ocupação e uso das terras, Bioma Amazônia (2025).

Fonte: Embrapa (2025)

Embora ainda não publicado, os dados do presente estudo foram apresentados durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), realizada em Belém, PA, pela chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães.

O valor expressivo de 65,5% da área de vegetação nativa conservada resulta da soma das áreas protegidas pelo Estado e das áreas destinadas à preservação nos imóveis rurais. As áreas de proteção integral, terras indígenas e áreas militares totalizam 19,7% do Brasil. Outros 6,5% correspondem às unidades de conservação de uso sustentável, áreas que permitem uso controlado dos recursos naturais, como reservas de desenvolvimento sustentável e reservas extrativistas. Por sua vez, as porções destinadas à preservação dentro das fazendas chegam a 29% do país, conforme registros no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) (Embrapa, 2025).

Dos 31,2% de terras utilizadas na agropecuária, 10,8% são usadas na agricultura, 19,4% pela pecuária e 1,1% pela silvicultura. Em comparação a levantamentos anteriores, os dados apresentados na COP30 demonstram aumento da área destinada a lavouras e redução da área voltada a pecuária.

Além de possivelmente orientar políticas públicas, o levantamento demonstra o comprometimento dos agricultores brasileiros com a preservação ambiental, aliando produtividade a sustentabilidade, desmistificando a ideia de que onde há lavouras não há preservação.

Confira a notícia a integra clicando aqui! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.