A semeadura de milho está em fase inicial no Estado. Os produtores realizam os trabalhos de preparo das áreas para o plantio.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, os produtores de Maçambará deram início ao plantio. Em algumas localidades, após praticamente 15 dias sem chuvas, com temperaturas elevadas e falta de umidade na camada superficial do solo, há necessidade de precipitações nos próximos dias para garantir o bom estande de plantas. Diversos produtores do município optaram pelo plantio de trigo e soja em detrimento de milho devido aos baixos preços do grão. Em São Borja, o plantio foi iniciado, mas muitos produtores aguardam melhor umidade do solo, em algumas áreas de coxilha, para evitar falhas de estande.

Na de Erechim, iniciam-se a dessecação e o plantio nas áreas de microclima mais quente. Os produtores relatam que consideram baixo o preço pago pelo produto.

Na de Frederico Westphalen, a maioria dos produtores estão preparando as áreas para a semeadura. Há, no entanto, áreas que já foram semeadas, principalmente as localizadas próximas do Rio Uruguai, como é o caso dos municípios de Pinheirinho do Vale, Vicente Dutra, Iraí, entre outros.

Na de Ijuí, o retorno das precipitações e a alta umidade do ar e de solo não permitiram a semeadura, que praticamente não avançou no período entre 07 e 13/08. No domingo (13/08), alguns produtores efetuaram o plantio, apesar de o solo estar com umidade acima do ideal. Na Região Celeiro, onde a semeadura iniciou nos primeiros dias de agosto, as plantas ainda não emergiram. Os agricultores finalizaram o manejo das plantas de cobertura e estocaram insumos nas propriedades para darem início à semeadura. Alguns produtores, considerando o alto custo de implantação e o baixo preço do milho no mercado, estão dando preferência à cultura da soja.

Na de Santa Maria, tem-se observado a intensificação dos trabalhos na preparação das áreas para o novo plantio, principalmente no manejo das plantas de cobertura. Em Cachoeira do Sul, já foi iniciado o plantio da cultura da nova safra.

Na de Santa Rosa, nos municípios onde os acumulados de chuvas foram menores, a semeadura avançou, atingindo 40% da área em alguns locais. As lavouras recém-semeadas apresentam boa germinação em virtude da temperatura média neste inverno atípico, proporcionando excelente população de plantas em certas áreas. As chuvas favoreceram a germinação nas lavouras semeadas, mas que ainda não haviam germinado, assim como permitiram o bom desenvolvimento inicial das plantas. Alguns produtores devem realizar a semeadura no início de setembro, visando a melhores condições de temperatura e do solo para emergência mais rápida das lavouras. Nas áreas já implantadas, observa-se adequada formação de estande de plantas. Os produtores mantêm o monitoramento da ocorrência de cigarrinha-africana para evitar a transmissão do vírus do enfezamento. A identificação da presença dessa praga em Cruz Alta preocupa os produtores em razão da possível intensificação de danos. De modo geral, na região, seguem as atividades relacionadas ao plantio, como preparo/sistematização de solos, dessecação de áreas e pós-dessecação em áreas já secas na expectativa de chuvas e de tempo firme na sequência.

Na de Soledade, de maneira geral, continua o preparo de áreas (dessecação) para o plantio. Nas áreas de baixas altitudes, a semeadura já se iniciou. Há relatos da presença de cigarrinha em lavouras recém-emergidas.

Comercialização (saca de 60 quilos)

Segundo o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o valor médio apresentou redução de 0,15% em relação à semana anterior, passando de R$ 53,21 para R$ 53,13.

Fonte: Informativo Conjuntural n° 1776 – Emater/RS



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.