Crescente no país nos últimos anos, em área cultivada e importância econômica, o sorgo desafia o produtor na safra no tocante ao manejo de plantas daninhas, face às poucas alternativas de oferta de herbicidas seletivos, para uso na modalidade pré e pós-emergentes. Até recentemente, o ingrediente ativo atrazina constituía basicamente a única opção do gênero, conforme explica o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.

De acordo com o agrônomo, frente a esse cenário a companhia optou por investir no lançamento do herbicida Click® posicionado para o sorgo. Introduzido no Brasil há três anos, inicialmente na cultura do milho, essa solução, diz Freitas, resulta de um processo de inovação e elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Segundo ele, o herbicida mantém o potencial produtivo do sorgo, sobretudo em virtude do efeito da molécula de última geração terbutilazina, desenvolvida pela companhia.

“Acreditamos que como ocorre nas lavouras de milho, Click® revolucionará o manejo de invasoras do sorgo nas infestações por plantas de difícil controle, em ação de pré-emergência e pós-emergência”, reforça Freitas. Segundo ele, na fase pré-registro para sorgo, a terbutilazina transferiu alta confiabilidade no controle de folhas largas, além de boa supressão de gramíneas.

“Click® se sobressai em relação à atrazina pela maior estabilidade no perfil do solo, mesmo com ocorrência de bastante chuva. Entrega efeito residual mais prolongado diante das principais daninhas do sorgo, mesmo em condições de alta pressão de infestação. Mantém a lavoura com menor nível de reinfestação (efeito de pré-emergência, ação residual) e, por isso, tende a se tornar uma nova referência tecnológica para o produtor da cultura”, complementa Freitas.

Conforme o agrônomo, o herbicida demonstra ser superior ao padrão de mercado hoje empregado, especialmente no manejo de invasoras de folhas largas como corda-de-viola, picão preto, guanxuma e amendoim-bravo, “mas também como boa supressão para gramíneas em estágios iniciais, como capim-colchão, capim-pé-de-galinha, capim-marmelada, capim-carrapicho”.

“Em formulação moderna, dose bem menor que o padrão atual, com atrazina, e de fácil operação, a terbutilazina permite flexibilidade e pode ser utilizada em associação a outros produtos, elevando o rendimento operacional do sorgo. Click® abre uma nova era entre os herbicidas para esta cultura comercializados no Brasil”, finaliza Freitas.

Cultura em expansão

De acordo com dados da Kynetec, a cultura de sorgo está em expansão no país. A área cultivada cresceu aproximadamente 30% entre 2021 e 2023, conforme a consultoria e a tendência para o ciclo 2024 é atingir 1,56 milhão de hectares.

O sorgo é semeado como alternativa à sucessão da soja ou substituição do milho segunda safra. Apresenta boa adaptação ao clima quente, boa rusticidade e boa tolerância à seca, sendo empregado na alimentação humana, na formulação de ração animal e biocombustíveis sustentáveis, nas variedades granífero, sacarino, forrageiro, biomassa e vassoura.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

Fonte: Assessoria de Imprensa 



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.