8,6% colhido. Em MT, mesmo com o tempo chuvoso, a colheita permaneceu com ritmo  ntenso. As produtividades nas primeiras áreas colhidas foram abaixo do potencial produtivo. No RS, o plantio foi finalizado e as lavouras apresentam bom desenvolvimento.

No PR, a colheita ocorre principalmente no Oeste e as precipitações favoreceram as lavouras em enchimento de grãos. Em GO, a colheita ocorre principalmente nas áreas semeadas com cultivares precoces e as baixas produtividades refletem as condições climáticas desfavoráveis durante o ciclo. Porém, as cultivares médias e tardias apresentam desempenho satisfatório na maioria das regiões.

Em MS, as precipitações favoreceram as lavouras em enchimento de grãos. Em MG, a colheita foi iniciada. As primeiras áreas apresentam rendimento abaixo do potencial. Na BA, a colheita foi iniciada nas áreas irrigadas, com rendimentos inferiores ao da última safra. As chuvas favoreceram as lavouras em desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos.
No TO, a colheita teve seu início, com produtividades abaixo do potencial.

No MA, a colheita iniciou na região de Balsas e o plantio continua no Centro e Oeste. No PI, o plantio foi paralisado no Norte devido à interrupção das chuvas. No PA, o plantio segue no Nordeste. A irregularidade das chuvas compromete o potencial produtivo de algumas áreas. No polo de Redenção e da BR-163, a colheita foi iniciada e o excesso de precipitações atrapalha os trabalhos de campo.

Previsão Agrometeorológica* (29/01/2024 a 05/02/2024)

N-NE: São previstas chuvas com volumes maiores que 50 mm em praticamente toda a região Norte, principalmente no PA, AM, Sul de RR, AC, RO, AP e TO. Há previsão de chuvas intensas, principalmente em áreas do MA e Centro-Norte do PI. No Matopiba, Centro-Sul do PI e Sul da BA, os acumulados serão menores, mas poderão superar 20 mm, contribuindo para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras.

CO: Há previsão de chuvas fortes, com volumes maiores que 60 mm, principalmente em áreas de MT, GO e DF. A umidade no solo continuará beneficiando o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra em praticamente toda a região. Em MS, mesmo com a previsão de pouca chuva, a condição também será favorável.

SE: São previstas pancadas de chuvas fortes, com volumes maiores que 60 mm, acompanhadas de rajadas de ventos, principalmente no Leste de MG e SP, além do RJ. Nas demais áreas, o volume de chuvas previstas pode superar 20 mm. As condições de umidade se manterão favoráveis para os cultivos de primeira safra, bem como para as lavouras de café e cana-de-açúcar.

S: Estão previstas chuvas isoladas em áreas do Leste do PR e SC, podendo superar 20 mm. No interior da região, há previsão de pouca chuva. As condições de umidade deverão ser favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras. A exceção está no Sudoeste do RS, pois há possibilidade de restrição hídrica devido à falta de chuvas. Fonte: Conab



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.