Em MT, MS, GO e PR, a colheita foi finalizada. No RS, a redução das precipitações permitiu um maior avanço da colheita. As produtividades continuam baixas, mostrando que as lavouras tardias também foram afetadas pela estiagem. Em MG, restam poucas áreas a serem colhidas, em regiões de clima mais ameno.

Na BA, a colheita aproxima-se da finalização com ótimas produtividades sendo alcançadas. Em SP e TO, a colheita também foi finalizada. No MA, a redução das precipitações tem favorecido o avanço da colheita na maioria do Estado. No PI, a colheita foi finalizada no Sudoeste do estado com produtividades afetadas pelos veranicos ocorridos no final de janeiro e fevereiro.

Em SC, a colheita evoluiu na semana, favorecida pela redução das chuvas. As lavouras tardias apresentam produtividades inferior às semeadas no início da safra. No PA, as precipitações ainda afetam a velocidade da colheita, mas favorecem o final do ciclo das lavouras tardias.

Previsão Agrometeorológica de 28/04/2025 a 05/05/2025

Norte-Nordeste: Chuvas regulares e bem distribuídas na região Norte continuarão favorecendo os cultivos de segunda safra. No Nordeste, as chuvas serão mal distribuídas, com maiores volumes no Centro Norte do MA e do PI, além do recôncavo e Sul da BA. Nas demais áreas, a umidade no solo permanecerá baixa, mantendo a restrição hídrica em parte das lavouras.

Centro Oeste: As precipitações continuarão a ocorrer em toda a região, porém, em menor volume. Há previsão de tempo estável a partir do meio da semana na maioria das áreas. As condições continuarão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento do algodão e do milho segunda safra, que se encontram majoritariamente em estágios reprodutivos.

Sudeste: Previsão de chuvas em praticamente toda a região. Os maiores volumes deverão ocorrer no Centro e Norte de MG. A partir do final da semana, prevalecerá o tempo estável. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra, assim como da cana-de-açúcar e do café.

Sul: Há previsão de chuva no início da semana no PR, que contribuirão para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento do milho segunda safra. Em SC e no RS, as chuvas serão esparsas, e haverá redução da umidade no solo em algumas áreas. Poderá haver restrição por falta de chuvas e baixas temperaturas ao feijão segunda safra em floração e enchimento de grãos nesses dois estados.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 28 de abril de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.