Em MT, a colheita avança, mas limitada pelas chuvas frequentes. No RS, as plantas apresentam sinais de estresse hídrico e de temperatura, principalmente as implantadas em áreas arenosas. No PR, muitas áreas semeadas precocemente do extremo-oeste estão aptas para a colheita, enquanto as mais tardias ainda necessitam de chuvas.
Em GO, as operações de campo priorizam os tratamentos fitossanitários. A colheita das primeiras áreas deve iniciar em breve no Sudoeste. Em MS, os produtores aproveitam o tempo seco para a realização de tratos culturais. Em MG, as lavouras apresentam boas condições e a colheita deve iniciar nas áreas irrigadas. Em SP, as condições climáticas beneficiam as lavouras e a colheita deve iniciar em breve.
Na BA, a colheita começou nas áreas irrigadas do Oeste baiano, sendo obtidos bons rendimentos. No PI, o plantio está finalizando e, apesar da irregularidade das precipitações, as lavouras apresentam bom desenvolvimento. No MA, o plantio avança lentamente no centro do estado, devido à irregularidade das chuvas.
Em SC, mesmo com a irregularidade das chuvas, as lavouras apresentam bom desenvolvimento e as semeadas precocemente encontram-se nos estádios reprodutivos. No TO, os produtores realizam as aplicações fitossanitárias para o controle de doenças de final de ciclo e a colheita deverá começar em meados de janeiro. No PA, o plantio avançou no polo de Santarém com a regularização das chuvas, mas continua lento no polo de Paragominas.
Previsão Agrometeorológica de 06/01/2025 a 13/01/2025
Norte-Nordeste: Na região Norte, a previsão de chuvas volumosas devem continuar a favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. As precipitações no Oeste, Centro e Leste do MA, Sudoeste do PI, Centro-Norte e Sul da BA devem beneficiar os cultivos de primeira safra afetadas pela restrição hídrica. Nas demais áreas do Matopiba, devem-se manter as condições favoráveis a esses cultivos devido às chuvas em volumes significativos.
Centro Oeste: A previsão de chuvas intensas em MT e GO deve continuar a favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, mas pode reduzir o ritmo de colheita em algumas áreas. Em MS, a previsão é de baixos acumulados ou ausência de chuvas em áreas de cultivos de primeira safra, porém a umidade do solo deverá ser suficiente ao desenvolvimento.
Sudeste: Precipitações volumosas estão previstas, com possibilidade de acumulados acima de 80 mm, no Norte de MG e ES. No Triângulo e Sul de MG, RJ e SP, a previsão é de acumulados menores. As condições climáticas devem ser favoráveis aos cultivos de primeira safra e para o desenvolvimento do café e da cana-de-açúcar.
Sul: Estão previstos baixos acumulados de chuva em parte da região, que devem favorecer a maturação e a colheita dos cultivos de primeira safra e o desenvolvimento do arroz irrigado, devido à insolação adequada. Em parte do RS e de SC, os baixos acumulados de chuvas poderão causar restrição hídrica a cultivos de primeira safra de sequeiro em desenvolvimento. Nas demais áreas do RS, PR e SC, a umidade do solo deverá ser suficiente para as lavouras em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos.
Confira o Boletim Semanal das Condições das Lavouras de 06 de janeiro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB