Os benefícios da utilização do consórcio milho-braquiária como estratégia de manejo para o aumento da produtividade da soja são estudados por diversos autores tai como Alves et al. (2013) que destacam que o consorcio milho-braquiária além de promover maior produtividade de milho, proporcionam maior rendimento da soja cultivada em sucessão.
Conforme destacado por Ceccon et al. (2013), o rendimento de grãos da soja cultivada após o consórcio milho-braquiária é superior em até 11,8% à soja cultivada após milho solteiro, além disso, a análise de indicadores de eficiência econômica realizada pelos autores indica que a receita obtida por hectare no sistema de milho consorciado com braquiária é em média 7% superior a receita obtida no milho solteiro, com uma renda líquida de aproximadamente 47% superior no sistema de consórcio.
Como apresentado por Ceccon et al. (2013) e já validado por outros autores como Mechi (2017), o sistema de consórcio milho-braquiária contribui para o aumento da produtividade da soja, possibilitando maior rendimento da cultura em comparação a soja cultivada após milho solteiro.
Tabela 1. Indicadores de eficiência econômica dos sistemas de produção de milho safrinha, em Mato Grosso do Sul. Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS.

Além de ser um sistema de produção mais rentável e eficiente tanto do ponto de vista econômico quanto agronômico, o sistema de consórcio milho-braquiária contribui para a melhoria de todo o sistema de produção através da:
- Produção de palhada residual conferindo ao solo cobertura por maior período de tempo;
- Redução do fluxo de emergência de plantas daninhas e maior controle delas;
- Manutenção da umidade do solo por meio redução da evaporação da água no solo em virtude da cobertura com palhada;
- Menor amplitude térmica no solo, possibilitando temperaturas de solo mais adequadas para o crescimento de desenvolvimento vegetal;
- Aumento da infiltração de água no solo;
- Melhora na estrutura física, química e biológica do solo;
- Aumento da matéria orgânica do solo (Mechi., 2017) entre outros…
Além do considerável volume de palha produzido pela braquiária, possibilitando melhor cobertura do solo por maior período de tempo e contribuindo para outros benefícios como citado anteriormente, uma das mais importantes contribuições do sistema está vinculada a produção de raízes da braquiária (figura 1).
Figura 1. Raízes de braquiária.

Isso porque, a vasta produção de raízes dessa planta possibilita além do incremento na matéria orgânica do solo, a maior infiltração de água no solo, alterando a quantidade de água disponível para as plantas e refletindo diretamente no crescimento e desenvolvimento vegetal, impactando significativamente a produtividade da soja, especialmente quando a cultura é submetida a períodos de estresse hídrico.
Conforme destacado pelo Pesquisador da Embrapa Soja Henrique Debiasi, resultados de pesquisa da Embrapa apontam em média, produtividade 10% superior para soja cultivada após o consórcio milho-braquiária em comparação a soja cultivada após milho solteiro. Além disso, Henrique chama atenção para características visuais da soja cultivada em consorcio e após milho solteiro quando comparadas.
Conforme destacado por Debiasi, a diferença entre variáveis como altura de plantas e número de legumes por planta é nítida quando comparados os dos sistemas de produção, uma vez que em média, na soja cultivada após milho solteiro são observados 39 legumes por planta enquanto na soja cultivada após consorcio milho-braquiária, tem-se em média 51 legumes por planta.
Estimativas demonstram que considerando mesmo peso de grãos, número de grãos por legume e umidade, com base no número de legumes por planta a diferença de produtividade entre soja após milho e soja após milho consorciado com braquiária pode chegar a 15 sacos.ha-1, destacando a importante contribuição do consórcio para a produtividade e rentabilidade da soja.
Cabe destacar que conforme observado por Chioderoli et al. (2012), a espécie de braquiária utilizada no sistema de consórcio, assim como a modalidade utilizada para implantação do consórcio (na linha, entre linhas ou a lanço) pode interferir na produtividade da soja cultivada em sucessão.
Tabela 2. Valores médios de população final, produção de grãos e de massa seca de palha de soja sobre palhada de milho consorciado com três espécies de forrageiras semeadas em diferentes modalidades.

Sendo assim, esses fatores, além da disponibilidade de insumos e sementes devem ser considerados para a melhor adequação e implantação do sistema de consórcio milho-braquiária visando maior produtividade da soja e rentabilidade do cultivo.
Veja também: Modalidades de implantação do consórcio milho-braquiária
Confira abaixo as dicas e contribuições do Pesquisador da Embrapa Soja Henrique Debiasi.
Inscreva-se agora no canal Soja Radar da Tecnologia clicando aqui!
Referências:
ALVES, V. B. et al. MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM Urochloa ruziziensis E PRODUTIVIDADE DA SOJA EM SUCESSÃO. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.12, n.3, p. 280-292, 2013. Disponível em: < http://rbms.cnpms.embrapa.br/index.php/ojs/article/view/459/736 >, acesso em: 05/04/2021.
CECCON, G. et al. CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA. Embrapa, 2013. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/982597/1/LVCONSORCIOMB.pdf >, acesso em: 05/04/2021.
CHIODEROLI, C. A. et al. Atributos físicos do solo e produtividade de soja em sistema de consórcio milho e braquiária. R. Bras. Eng. Agríc. Ambiental, v.16, n.1, p.37–43, 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v16n1/v16n01a05.pdf >, acesso em: 05/04/2021.
EMBRAPA. BRAQUIÁRIA MUITO ALÉM DA ALIMENTAÇÃO ANIMAL. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31795514/braquiaria-muito-alem-da-alimentacao-animal >, acesso em: 05/04/2021.
MECHI, I. A. ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO, PRODUTIVIDADE DA SOJA E INFESTAÇÃO DE PLANTAS DANINHAS EM FUNÇÃO DE ANOS DE MILHO CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis. Universidade Federal da Grande Dourados, Dissertação de Mestrado, 2017. Disponível em: < http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1223/1/IvanArcanjoMechi.pdf >, acesso em: 05/04/2021.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)