FECHAMENTOS DO DIA 22/07
O contrato de soja para agosto24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 1,87%, ou $ 20,50 cents/bushel a $ 1117,75; A cotação de setembro24, fechou em alta de 2,70 % ou $ 28,00 cents/bushel a $ 1064,75. O contrato de farelo de soja para agosto fechou em alta de 2,02 % ou $ 6,8 ton curta a $ 343,6 e o contrato de óleo de soja para agosto fechou em alta de 0,95 % ou $ 0,44/libra-peso a $ 47,00.
ANÁLISE DA ALTA
A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta segunda-feira. Depois de permanecer por alguns dias com todas as cotações abaixo dos US$ 10 bushel, algumas cotações da soja voltaram a fechar na casa dos US$ 11 bushel.
Duas incertezas atuaram na cotação da soja, o clima e a política. A perspectiva de poucas chuvas nos próximos dias para o cinturão da soja/milho nos EUA deu suporte a alta. A desistência do Presidente Joe Biden pela corrida eleitoral voltou a abrir espaço para uma nova disputa, abrindo espaço para especuladores vislumbrarem ou não uma nova guerra comercial entre China e EUA. Com isso os Fundos de Investimentos buscaram reduzir a posição vendida, recorde para a época do ano.
As inspeções dos embarques para exportação foram superiores aos da semana anterior e próximo do máximo esperado pelo mercado. A notícia da decisão provisória da Comissão Europeia de impor tarifas antidumping, variando de 12,8 a 36,4%, sobre as importações de biodiesel da China deram sustentação a alta do óleo de soja.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
EUA-RENÚNCIA DE BIDEN INFLUENCIA A SOJA
Após a renúncia de Joe Biden de continuar na campanha para a sua reeleição antes das eleições presidenciais de novembro, as hipóteses dos candidatos são redefinidas – o partido no poder abençoou a atual vice-presidente, Kamala Harris – e as especulações sobre uma vitória de Donald Trump, que surgiu depois da tentativa de assassinato. Vale lembrar que essas especulações fizeram parte dos fundamentos baixistas da semana anterior, devido à possibilidade de repetição da guerra comercial com a China.
EUROPAxCHINA POR BIODIESEL
Também a influenciar a tendência de alta – especialmente no caso do óleo – está a decisão provisória da Comissão Europeia de impor tarifas antidumping que variam entre 12,8 e 36,4% sobre as importações de biodiesel da China. Atualmente a União Europeia importa mais de 80% de biodiesel produzido a partir de óleo alimentar usado e só a China representa 60% dessas importações.
EUA-EXPORTAÇÕES MAIORES, MAS NÃO TANTO
Em seu relatório semanal de fiscalização dos embarques norte-americanos, desta vez para o período de 12 a 18 de julho, o USDA informou hoje embarques de soja de 327.061 toneladas, acima das 175.327 toneladas da semana anterior e dentro da faixa calculada pelos operadores, entre 130 mil e 400.000 toneladas.
EUA-SITUAÇÃO DAS LAVOURAS DE SOJA
O USDA informou no final da tarde dessa segunda-feira que a soja florescendo está em 65%, ante 51% da semana passada, 66% no ano passado e acima dos 60% na média histórica. Além disso, 29% já apresentam vagens, ante 18% da semana passada, 31% do ano anterior e 24% da média histórica. Quantos as condições das lavouras dos 18 estados listados houve uma manutenção no quadro geral. A soja manteve em 8% as condições pobres ou muito pobres, ante 14% do mesmo período do ano passado. Manteve em 24% em condições razoáveis, como na semana passada e 32% do ano anterior. Já a soja em boas ou excelentes condições está em 68%, como na semana passada e acima dos 54% do ano passado.
Fonte: T&F Agroeconômica
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)