De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, o tempo aberto em boa parte do Brasil ao longo da semana deve favorecer os trabalhos no campo em termos de avanço do plantio da safra de inverno e colheita de milho segunda safra.
A meteorologista Ludmila Camparotto destaca que as chuvas ao longo da semana devem seguir concentradas em Roraima, Amapá, Maranhão, norte do Pará e no litoral do Nordeste.
Ludmila comenta que as temperaturas durante a semana devem seguir baixas na faixa leste do Brasil, com as temperaturas mínimas no sul de Minas Gerais variando entre 6 e 8 graus.
Entre os dias 12 e 16 de julho as chuvas devem voltar a atingir o litoral do Sudeste. Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de que o retorno das precipitações ocorra entre os das 20 e 21 de julho.
Segundo Ludmila, volumes maiores de chuvas estão previstos para as regiões Sul, Sudeste e para o Mato Grosso do Sul no começo de agosto, com o avanço de uma frente fria.
Na segunda metade de agosto, existe possibilidade de ingresso de um frio mais tardio na região Centro-Sul, assim como em setembro, algo que ainda precisará ser confirmado mais adiante.
Paraguai
Ludmila sinaliza que o tempo aberto deve predominar no Paraguai nos próximos dez dias, com alguma perspectiva de retorno das precipitações entre os dias 20 e 21 de julho.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, Ludmila informa que, apesar das chuvas extremas no Texas, a situação das lavouras é boa.
Os modelos indicam que o cinturão produtor dos Estados Unidos deverá seguir recebendo chuvas nas próximas semanas.
As temperaturas nos Estados Unidos deverão seguir elevadas, embora as chuvas previstas seguirão favorecendo o desenvolvimento das lavouras.
Fonte: Arno Baasch / Safras News