Altas temperaturas: encurtamento de estágios, menor número de perfilhos? menor rendimento para o trigo?

Em seu relatório semanal a Bolsa de Comércio de Rosário alertou para a probabilidade de uma redução na produtividade do cereal, devido as altas temperaturas.

Segundo os pesquisadores, 30% do trigo na região central está em início de perfilhamento, 70% em pleno perfilhamento. Nesta fase a lavoura requer horas de frio para a produção de perfilhos. Mas no mês de julho, as altas temperaturas afetaram a fisiologia da cultura.

No centro-sul de Santa Fe, por exemplo as altas temperaturas acelerariam o desenvolvimento e as taxas de crescimento da cultura, se isso não mudar, o perfiliamento será encurtado. Com isso o número de espiguetas por metro quadrado e o rendimento, pode ser afetado caso o número de perfilhos caia.

Outra preocupação dos técnicos é em áreas onde as chuvas foram maiores que o previsto, devido as doenças fúngicas:  “ A ferrugem está aparecendo . Pode virar uma dor de cabeça: em variedades suscetíveis será difícil não ter que fazer pelo menos três aplicações de controle.”, diz um dos pesquisadores.

Na região de Carlos Pellegrini há uma queda de 50% na produção de perfilhos em relação a um ano normal . A situação ainda pode se agravar se o calor continuar até o eríodo de floração.

Na Argentina: Agosto começa com recordes máximos em 100 anos e julho termina com temperaturas quase de verão

Agosto começou com recordes extremos que não se repetiam há 100 anos . Na terça-feira, 1º de agosto, os termômetros da região marcaram entre 28 e 33°C.  O valor mais alto foi de 32,8°C e foi medido em Montes de Oca (Santa Fe).

Em julho, as temperaturas máximas apresentaram uma evolução atípica com recordes muito elevados para a época do ano. Foram 3 picos de quase 30ºC, dobrando assim a média mensal da região, que fica em torno de 15ºC . Não foi um evento isolado, a temperatura  máxima foi sustentada por 4 a 6 dias . Até três ciclos dentro do mês podem ser identificados com esse mesmo comportamento.

Para se ter uma referência, na região central, as mínimas históricas para julho costumam ficar em torno de 5°C . Em Rosario , a média (mínima) para julho foi de 9°C .



Fonte: Adaptado de Bolsa de comércio de Rosário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.