No RS, o tempo seco no início da semana favoreceu a semeadura, mesmo com umidade abaixo do ideal em algumas áreas. As chuvas beneficiaram a germinação e a emergência das áreas implantadas recentemente. No PR, o ciclo da cultura evoluiu e algumas lavouras da metade norte avançam para enchimento de grãos.

Em SC, a semeadura avança, mas observa-se redução na umidade do solo, principalmente, no meio oeste do estado. As baixas temperaturas favorecem o desenvolvimento e perfilhamento das plantas. Em GO, a colheita do trigo de sequeiro foi encerrada, com produtividades acima das expectativas. O trigo irrigado evolui sob boas condições.

Em MG, a colheita apresentou atraso em razão do veranico, mas iniciou com resultados positivos no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, enquanto, na região Sul, foram observadas produtividades um pouco menores. Em MS, as geadas anteriores causaram danos em algumas lavouras mais adiantadas, ainda não quantificados. Na BA, as lavouras seguem com bom desenvolvimento. Em SP, a geada recente comprometeu parte das lavouras em enchimento de grãos.

Previsão Agrometeorológica de 21/07/2025 a 28/07/2025

Norte-Nordeste: Maiores volumes de chuva são previstos no extremo Norte de RR, Noroeste do AM e PA. Em áreas do litoral nordestino, podem ocorrer menores acumulados, principalmente em AL e Norte do MA. No Sealba, as condições continuarão favoráveis para o desenvolvimento do feijão e do milho terceiras safras. No Matopiba, o tempo seco continuará favorecendo a maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra.

Centro Oeste: Predominará o tempo estável, sem ocorrência de precipitações, exceto no Sul de MS, onde podem ocorrer chuvas esparsas, beneficiando as lavouras de trigo. A umidade se manterá baixa em toda a região, favorecendo a maturação e a colheita do algodão e do milho segunda safra.

Sudeste: A previsão é de tempo estável e ausência de chuva na maior parte de MG e SP. No RJ e ES, há previsão de chuvas principalmente nas regiões costeiras. As condições continuarão favoráveis para a maturação e colheita do algodão, do milho segunda safra, da cana-de-açúcar e do café. No entanto, pode haver restrição hídrica ao trigo em parte de SP.

Sul: São previstos bons acumulados de chuva, em áreas dos três estados, a partir do final da semana. No geral, a umidade no solo será suficiente para o desenvolvimento dos cultivos de inverno. As temperaturas mínimas continuarão baixas, atrasando a maturação do milho. Há risco de geadas fracas em SC e no PR, mas sem impactos significativos.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras d e21 de julho de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.