No RS, há o início da colheita nas regiões do Alto Uruguai e Missões. Após as chuvas das últimas semanas e diante a previsão de novas precipitações, produtores intensificaram a colheita. As produtividades observadas até o momento estão dentro do esperado. A maior parte das lavouras ainda se encontra em enchimento de grãos, com continuidade dos tratos fitossanitários.
No PR, há predominância da fase de maturação. A maior parte das áreas apresenta boas condições. As limitações observadas decorrem de geadas ocorridas no final de junho e da menor disponibilidade de água no solo em lavouras localizadas nas porções mais ao norte do estado. As chuvas registradas em vários municípios interromperam as operações de colheita em áreas maduras.
Em SC, as lavouras da Serra e dos Planaltos aproximam-se do final do desenvolvimento vegetativo. No Meio-Oeste, prevalecem as fases de alongamento, floração e formação de grãos, enquanto, no Extremo-Oeste, a cultura entra na fase final do ciclo. As condições recentes de umidade e nebulosidade ampliam o risco de doenças de espiga, especialmente giberela. Apesar disso, o potencial produtivo permanece elevado. Em SP, a colheita segue em ritmo avançado. Na BA, as lavouras da safra 2024/25 seguem em bom desenvolvimento.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 13 de outubro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab