A colheita do trigo no Rio Grande do Sul está tecnicamente concluÃda. A área implantada com o cereal nesta safra é de 757.320 hectares, com acréscimo de +6,64% em relação à safra anterior, que foi de 710.158 hectares. A produtividade média estadual registrada em novembro é de 2.955 quilos por hectare, +19,68% em relação à safra de 2018. Mesmo sob condições climáticas de excesso de chuvas na colheita, foi uma excelente safra para o Estado. A produção total deverá fechar em pouco mais de 2,2 milhões de toneladas, segundo relatório da Emater-RS.
A colheita está encerrada na calota Norte do Estado. Na regional de Santa Rosa, a produtividade das lavouras ficou em média de 2.974 quilos por hectare. Na regional da Emater/RS-Ascar de IjuÃ, o rendimento foi de 3.050 quilos por hectare. Na de Frederico Westphalen, a colheita foi finalizada na semana que passou com produtividade média de 3.200 quilos por hectare. Na regional de Erechim, a colheita foi encerrada, com produtividade média de 3.300 quilos por hectare.
Na regional de Soledade, a colheita está concluÃda com produtividade média de três mil quilos por hectare. Nas de Bagé e Santa Maria, a colheita também foi encerrada. A regional de Santa Maria registrou variação entre 64 e 72 do peso hectolitro (PH) dos grãos nas lavouras, e a produtividade ficou em 2.300 quilos por hectare.
Na regional de Passo Fundo, a colheita do trigo está praticamente finalizada; resta colher em torno de 500 hectares em Lagoa Vermelha. Na de Caxias do Sul, a colheita avançou e está muito próxima de ser finalizada nos Campos de Cima da Serra.
Fonte: T&F Agroeconômica