No dia 18.06 foram apresentados todos os cases campeões de produtividade do CESB no Fórum Nacional de Máxima Produtividade. Confira todos os manejos aqui.
A fazenda Barcelona possui 23.000 ha de extensão, destes 13.800 são destinados a cultura da soja. A propriedade de João Antônio Gorgen, situa-se no município de de Riachão das Neves – BA. Na área total a média de produtividade do produtor foi de 86,0 sc/ha na safra 2018/19.
A área destinada ao concurso de máxima produtividade do CESB foi de 2,57 ha, obtendo uma produtividade 96,86 sc/ha.
O produtor vem utilizando um sistema diversificado com rotação de culturas entre soja, milho + braquiária e algodão a mais de 10 anos. A correção do solo foi realizada após a soja (3 anos), com aplicação de 2 t/ha calcário + 1 t/ha de gesso, utilizando escarificador à 40 cm e grade a 30 cm para incorporação do calcário e gesso, mantendo assim uma construção do perfil do solo “constante”.
Na região, tivemos dois veranicos um de 20 e outro de 14 dias, onde denotamos que nesta região, de solos mais arenosos, a eficiência agronômica deve suprir a eficiência climática.
A cultivar utilizada foi M8349 IPRO, grupo de maturação 8.3 e hábito de crescimento determinado com peso de mil sementes (PMS) médio de 175g, sendo que na área do desafio o PMS obtido de 187,1g.
A semeadura ocorreu em 25.10.2018, dentro do período considerado ótimo no zoneamento agrícola. A população de plantas obtida foi de 187.000 plantas/ha com uma velocidade de operação de 6km/h.
A média de vagens por planta foi de 100, com 49% delas em terceira. A resistência a penetração do solo é ideal até 40 cm de profundidade o que definiu um crescimento radicular sem impedimento físico.
A adubação de base foi realizada com NP Plus, sem haver adubação em pré-semeadura e cobertura. Em R1 foram aportados os micronutrientes Manganês, Cobalto e Molibdênio.
O tratamento fitossanitário da área campeã, foi determinado conforme mostra a figura 1.

Para os campeões, Jose Antônio e o consultor Edinei Antonio Fugalli o que fez a diferença na produtividade foi fazer o básico bem feito, com uma adequada correção e adubação do solo e ótima genética e qualidade de semente.

Acesse o case campeão completo aqui.
Fonte: Informações retiradas do CASE CAMPEÃO 18/19 – NORTE/NORDESTE – CAT. SEQUEIRO
*As publicações técnicas do CESB, “cases campeões”, tratam-se apenas de constatações técnicas e não devem ser consideradas, sob qualquer hipótese, como recomendações de manejo.