FECHAMENTOS DO DIA 17/06

O contrato de soja para julho24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -1,86 %, ou $ -22,00 cents/bushel a $ 1157,75; A cotação de setembro24, fechou em baixa de -1,90 % ou $ -22,25 cents/bushel a $ 1146,00. O contrato de farelo de soja para julho fechou em baixa de -2,20 % ou $ -8,1 ton curta a $ 360,3 e o contrato de óleo de soja para julho fechou em alta de 0,11 % ou $ 0,05/libra-peso a $ 43,73.

ANÁLISE DA BAIXA

A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta segunda-feira. A oleaginosa segue pressionada com o avanço do plantio americano e o fim da colheita no Brasil. Traders seguem monitorando o clima no Meio-Oeste dos EUA, que por enquanto é favorável ao desenvolvimento inicial da safra. A previsão para o fim de junho, no entanto, é de altas temperaturas e chuvas abaixo da média em áreas centrais dos EUA.

O final da colheita brasileira (a Conab deu como encerrada a colheita de soja nesta segunda-feira no país), assim como a argentina na reta final, despejam no mercado um grande volume de grãos, em um momento de dólar valorizado, o que tira a vantagem competitiva do grão americano no mercado internacional.

Nesta segunda, o USDA informou embarque de 334.237 toneladas de soja para exportação. Valor que ficou na metade do intervalo de exportações esperadas pelo mercado.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
BRASIL/MAIS IMPOSTOS À VISTA (BAIXISTA)

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, fizeram uma apresentação do quadro fiscal do País ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com ênfase no detalhamento da análise do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do primeiro ano do governo e sobre o tamanho dos gastos tributários. “São duas grandes preocupações. Houve crescimento dos gastos da Previdência e de gastos tributários, da renúncia. Segundo Tebet, a soma desses gastos – com renúncia fiscal e benefícios financeiros e creditícios – atinge R$ 646 bilhões, sendo que só os benefícios tributários somam R$ 519 bilhões. Lula pediu que a equipe econômica se debruce sobre esses números para apresentar alternativas.

EUA-VOLUME DE EXPORTAÇÕES DE SOJA AUMENTA NA SEMANA, MAS É MENOR NO ANO

O volume de soja inspecionado para exportação em portos norte-americanos subiu 42,8% na semana, para 334.237 toneladas. No total da temporada, porém, foram embarcadas 40.876,846 toneladas, 16,60% a menos do que as 49.022.076 no mesmo período do ano anterior.

NOPA-PROCESSAMENTO NOS EUA EM MAIO AUMENTA 10,6% ANTE ABRIL

A indústria norte-americana processou 183,6 milhões de bushels (5 milhões de toneladas) de soja em maio, disseram traders, citando dados da Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas (Nopa, na sigla em inglês). O volume, um recorde para o mês, representa aumento de 10,6% ante abril, quando foi esmagado um volume de 166 milhões de bushels (4,52 milhões de toneladas). O número ficou acima da expectativa de analistas, de 178,4 milhões de bushels (4,86 milhões de toneladas).

CROP PROGRESS-PLANTIO DA SOJA NOS EUA

O plantio de soja estava 93% concluído, em comparação a 97% um ano antes e 91% na média dos cinco anos anteriores, disse o USDA. Segundo a agência, 82% da safra tinha emergido, ante 90% na data correspondente do ano passado e 79% na média de cinco anos. O relatório mostrou ainda que 70% da safra tinha condição boa ou excelente, piora de 2 pontos porcentuais ante a semana anterior.

CONAB: PAÍS ENCERRA COLHEITA DA SOJA 2023/24

A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 foi concluída no Brasil, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento semanal de progresso de safra. Na semana passada, havia 99,9% da área colhida e, até domingo (16), os trabalhos de campo foram concluídos nos 12 Estados produtores da oleaginosa – Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.