0,3% colhido. Em MT, a colheita ocorre pontualmente em áreas irrigadas. O restante das áreas estão em enchimento de grãos e maturação, apresentando bom potencial produtivo. No PR, as precipitações favoreceram as lavouras em enchimento de grãos. Em MS, apesar da redução das chuvas, as áreas de cultivo ainda apresentam umidade no solo suficiente para o desenvolvimento. Em GO, as lavouras do Leste e em parte da região Norte tiveram o potencial produtivo afetado devido à irregularidade das chuvas no período reprodutivo.
Em MG, as lavouras afetadas pelos veranicos de fevereiro apresentaram boa recuperação. No TO, a maioria das áreas se encontra em maturação e apresentam bom potencial produtivo. A colheita terá seu início em meados de junho. No MA, as lavouras do Sul apresentam bom potencial produtivo, com grande parte delas já em maturação. As demais áreas têm recebido boas precipitações e também apresentam bom desenvolvimento.
No PI, apesar dos veranicos ocorridos na instalação da cultura, a maioria das áreas apresenta bom potencial produtivo. No PA, a colheita se aproxima do início na região da BR-163 e Redenção. Nos polos de Paragominas e Santarém, mesmo com a redução das precipitações, as lavouras têm boas condições para finalizar o ciclo.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 26 de maio de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab