Milho/BR: No PR, a colheita encaminha-se para a finalização. Em MS, a colheita está na reta final, faltando pequenas áreas que deverão ser concluídas na próxima semana. Em GO, a colheita está encerrada. As lavouras mais tardias apresentaram menores rendimentos por conta da falta de chuvas em etapas mais agudas do ciclo.
Em SP, a colheita foi finalizada. Em MG, a colheita se aproxima da conclusão, restando áreas semeadas tardiamente e de baixo potencial produtivo. No PA, a colheita segue avançando nas regiões de Santarém e Paragominas, tradicionalmente mais tardias. Cerca de 90% das áreas foram colhidas até o momento, sendo que a qualidade dos grãos obtidos tem sido boa.
Milho 1ª Safra
14,7% semeado. No RS, mais da metade da área prevista está semeada. As chuvas recentes auxiliaram no condicionamento dos solos para o plantio. Observou-se baixas temperaturas, inclusive com registros pontuais de geadas, que tornam o desenvolvimento vegetativo da cultura mais lento, porém ainda sem danos significativos sobre o potencial produtivo.
Vale destacar o aumento da incidência de cigarrinha em algumas áreas e a antecipação do manejo de controle. No PR, houve bom avanço da semeadura, chegando a aproximadamente ¼ da área prevista. A maioria das lavouras implantadas apresentam boas condições, entretanto, algumas áreas, especialmente, o Norte paranaense, têm sofrido com estresse hídrico.
Em SC, cerca de 15% da área prevista foi semeada. Esse plantio inicial vem ocorrendo no Oeste do estado e as condições gerais de desenvolvimento das lavouras implantadas são boas, embora as baixas temperaturas tenham tornado mais lenta a evolução vegetativa das plantas.
Fonte: Conab