No RS, com o tempo mais seco, a semeadura avança, especialmente, na Região Sul, enquanto, na Fronteira Oeste e Campanha, o plantio está em ritmo lento, atingindo somente 10% da área semeada, devido as chuvas que impedem a entrada das máquinas nas lavouras, dificultando ainda os tratos culturais.
Em SC, as lavouras estão em pleno desenvolvimento vegetativo, ainda que o frio tardio tenha atrasado o crescimento em algumas áreas. A luminosidade e a disponibilidade hídrica têm contribuído para um bom potencial produtivo. Há a ocorrência pontual de caramujos, fungos, percevejodo-colmo e aumento da lagarta boiadeira em regiões do Sul, mas sem prejuízos significativos até o momento. Em GO, o plantio do cultivo irrigado está em andamento na região de São Miguel do Araguaia.
No MA, o plantio já ocorreu em cerca de 94% das lavouras de arroz de irrigado, faltando finalizar apenas algumas áreas de Viana e Grajaú. A semeadura do arroz de sequeiro não foi iniciada. No PR, já foram semeados 85% da área prevista para ser cultivada, sendo 10% destas lavouras encontram-se no estádio de emergência e 90% em desenvolvimento vegetativo com as lavouras consideradas em boas condições. No TO, com o retorno das chuvas, o plantio foi iniciado de forma lenta. Em MT, a semeadura ainda não foi iniciada.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 13 de outubro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab