Por Danielly Engelmann
Neste 31 de outubro, comemora-se o Dia do Arroz, e o Instituto Rio Grandense do Arroz, destaca a importância do grão que está presente na mesa dos brasileiros e que é tão fundamental para uma alimentação equilibrada e saudável.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, responsável por 70% da produção nacional. O Estado se consolida como referência em qualidade, tecnologia e inovação, contribuindo diretamente com abastecimento e o desenvolvimento econômico.
O Instituto Rio Grandense do Arroz, também mantém papel essencial na orizicultura, atuando há 85 anos na pesquisa científica, melhoramento genético, assistência técnica e no fomento à cadeia orizícola, sendo 50% do arroz produzido em todo o país, de genética IRGA.
A qualidade do Arroz Gaúcho é indiscutível, 63% do arroz produzido no Rio Grande do Sul, também é de genética IRGA. O grão fortalece a produtividade e a sustentabilidade nas lavouras. Valorizando os benefícios nutricionais, incentivando o consumo e reconhecendo a força e a importância da produção orizícola, que por meio do trabalho de milhares de produtores, pesquisadores, técnicos, indústria e comunidades rurais fazem do arroz, muito mais do que um alimento, fruto de dedicação, conhecimento, cultura e tradição, mas também, um importante pilar da agricultura e da economia do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil.
Fonte: Irga




