Segundo a Secex, de jan/25 a out/25, o Brasil exportou 100,60 milhões de t de soja em grão, alta de 6,73% em relação ao acumulado do mesmo período de 2024. No mês de out/25, os embarques alcançaram 6,73 mi de t, estabelecendo um novo recorde histórico para o mês, com crescimento de 42,84% frente a out/24. Esse volume expressivo foi impulsionado pela China, que adquiriu 91,65% do total exportado. O país asiático, que historicamente neste período volta sua demanda para o produto dos EUA, tem direcionado suas compras ao Brasil em meio às tensões comerciais.

Em relação aos embarques de Mato Grosso, o estado registrou crescimento de 17,77% nas exportações ante set/25, totalizando 1,04 mi de t, o maior volume já observado para o mês, considerando que, factualmente, as exportações tendem a recuar gradualmente ao longo do segundo semestre. Assim como no cenário nacional, a China foi o principal destino da soja de MT.

Por fim, para nov/25, a expectativa é de que o mês registre um volume expressivo nos envios, diante do cenário ainda incerto dos conflitos entre as principais potências econômicas.

As informações constam no Boletim Semanal do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

Fonte: Rodrigo Ramos / Agência Safras News



 

FONTE

Autor:Rodrigo Ramos/Agência Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.