Por Por Jossana Cera – Meteorologista (CREA-RS 244228)
Previsão do tempo de 08/dez a 23/dez de 2025 para a Metade Sul do RS

Segunda (08/12): Áreas de instabilidade, associadas a uma área de baixa pressão, já causam chuva no Noroeste, Fronteira Oeste e Campanha. Há risco para temporais isolados. No decorrer do dia, também influenciada pelo calor, a chuva avançará para as demais regiões. Entre o Centro e o Leste do Estado, as temperaturas ainda sobem (deverão ficar na faixa dos 28 a 33°C) e o tempo fica abafado.
Entre terça e quarta, um atípico ciclone se formará. Ele é atípico, pois se forma fora de época, sobre o continente e com grande magnitude. O ‘normal’ é que ciclones mais intensos ocorram entre o outono e a primavera, épocas mais frias. Em ocorrendo agora, já no verão climatológico, as altas temperaturas o potencializarão, resultando em temporais mais intensos. Além disso, a pressão atmosférica dele já está baixa e vai diminuir ainda mais, aumentando o risco para tempestades severas.
Então, fica o estado de atenção para terça e quarta, que serão os dias mais críticos. Fique atento aos alertas da Defesa Civil para a sua região!
Terça (09/12): Será o dia com chuva generalizada, em todo o RS. Os acumulados deverão variar entre 30 e 70 mm, em média. E as rajadas de vento se intensificam, devendo ficar entre 30 e 60 km/h. Este será o dia com maior potencial para ocorrência de tempo severo!
Quarta (10/12): O tempo seguirá instável em todo o RS, mas a chuva mais persistente estará sobre a Metade Leste. Nessa região, os acumulados deverão variar entre 20 e 50 mm. As rajadas de vento se intensificarão no Leste, devendo ir aos 80-100 km/h. Nessas condições poderá haver destelhamentos, queda de postes e árvores.
Quinta (11/12): O ciclone se afasta, o tempo abre e o sol retorna. As temperaturas máximas deverão ir aos 28-32°C.
Sexta (12/11): Sol entre nuvens, na maior parte das regiões. Há risco para chuva em áreas da Campanha e da Zona Sul. As temperaturas mínimas deverão ficar entre 17 e 21°C e as máximas entre 27 e 32°C.
Sábado (13/12): O tempo não firma, havendo chance de pancadas isoladas de chuva em boa parte do Estado. O sol também aparecerá, entre muitas nuvens, e as temperaturas máximas variarão entre 29 e 33°C, em média.
Domingo (14/12): Sol entre poucas nuvens, e temperaturas entre 29 e 33°C. Entre a tarde e noite, áreas de instabilidade, associadas ao avanço de uma frente fria, provocarão chuva nas regiões de fronteira com o Uruguai.
Segunda (15/12): A frente fria avança, levando chuva para todas as regiões. Como ela é mais fraca, os acumulados de chuva serão mais baixos, entre 10 e 30 mm, em média.
Outro sistema frontal deverá trazer chuva ao RS entre os dias 20 e 22 de dezembro.
Fonte: IRGA




