Em MT, as precipitações frequentes têm ajudado na recuperação das lavouras que sofreram com o deficit hídrico em novembro. No RS, o retorno das chuvas favoreceu a cultura em todas as regiões e permitiu a retomada do plantio. No PR, metade da área se encontra nos estádios reprodutivos. Algumas delas foram afetadas por altas temperaturas e baixas precipitações no final de novembro e início de dezembro, mas a volta das chuvas melhorou a umidade do solo.
Em GO e MG, a regularização das chuvas permitiu um avanço no plantio e a realização de replantios nas áreas que tiveram redução drástica de estande. Em MS, o plantio foi finalizado e as boas chuvas ocorridas favorecem à cultura. Na BA, as precipitações frequentes continuam a favorecer a cultura. No TO, as chuvas, alternadas com períodos de sol, permitiu a realização dos tratos culturais e têm ajudado na recuperação das lavouras.
No MA, o plantio se aproxima da finalização nos Gerais de Balsas e é favorecido pelas precipitações regulares. Nas demais regiões, ele acompanha a ocorrência das chuvas. No PI, o plantio avança e é favorecido pelas chuvas. No PA, o plantio acompanha a ocorrência das chuvas no polo de Paragominas. Nos polos da BR-163 e Redenção, ele foi finalizado e as lavouras apresentam desenvolvimento de regular a bom.
Previsão Agrometeorológica de 15/12/2025 a 22/12/2025
Norte-Nordeste: São previstos acumulados de chuva maiores que 60 mm em boa parte da região Norte, com destaque para AM, RO, metade Sul do PA, TO e Norte do AP, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Na região Nordeste, os maiores acumulados se concentrarão na metade Sul e centro do MA, Centro-Norte do PI e Oeste da BA. No Leste do MA, estão previstas chuvas em menor volume que podem ser insuficientes para a semeadura e o desenvolvimento das lavouras.
Centro Oeste: Há previsão de chuvas intensas em toda região. No Norte e Nordeste de MT e Sul de GO, podem ocorrer volumes de chuva superiores a 150 mm em algumas áreas. No geral, a condição será favorável para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Sudeste: Bons volumes de chuvas estão previstos em áreas de primeira safra, cana-de-açúcar e café. No RJ e Noroeste, Triângulo e metade Sul de MG, podem ocorrer volumes de chuvas maiores que 60 mm. No Norte de MG, estão previstos baixos volumes de chuva, mas suficientes para a manutenção do armazenamento hídrico.
Sul: São previstas chuvas em todos os estados, com destaque para o Norte, Oeste e Centro-Sul do PR e metade Sul do RS, onde o volume pode ser maior que 60 mm. No geral, as chuvas favorecerão a semeadura, o desenvolvimento, a floração e o enchimento de grãos, além da reposição de reservatórios no RS. Os menores volumes de chuva estão previstos em SC, que poderão favorecer os cultivos de primeira safra em função da maior luminosidade.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 15 de dezembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








