Na cultura da soja, o crescimento e o desenvolvimento são medidos pela quantidade de massa seca (matéria seca) acumulada na planta. Com exceção da água, a massa seca consiste em tudo que se encontra na planta, incluindo carboidratos, proteínas, lipídeos e nutrientes minerais.
Na prática, o crescimento, desenvolvimento e rendimento da soja resultam da interação entre o potencial genético de um determinado cultivar com o ambiente. Existe interação perfeita entre a planta de soja e o ambiente, de maneira que, quando ocorrem mudanças no ambiente, também ocorrem no desenvolvimento da planta.
Figura 1: Estádios de desenvolvimento da cultura da soja.


Todos os cultivares têm um potencial máximo de rendimento que é geneticamente determinado. Esse potencial de rendimento genético somente é obtido quando as condições ambientais são perfeitas, sendo que estas não existem naturalmente.
Entretanto, os produtores, através de práticas de manejo já comprovadas, podem manipular o ambiente de produção. Logo, é tarefa do produtor providenciar o melhor ambiente possível para o crescimento da soja, usando práticas de manejo tais como cultivo e adubação criteriosa do solo, seleção dos cultivares e densidade de plantas mais adequada, controle das plantas daninhas e das pragas, além de muitas outras.
As combinações dessas práticas variam em diferentes situações de produção e níveis de manejo. Entretanto, independente de uma situação específica, o produtor precisa saber como a soja cresce e se desenvolve. O produtor que conhece a planta de soja pode usar de maneira mais eficiente as práticas de manejo para obter maiores rendimentos e lucros.
Pensando nisso, o Mais Soja irá trazer uma série de notas técnicas que mostram os estádios de desenvolvimento da cultura e as principais práticas de manejo que compõem cada estádio, para que assim o próprio agricultor consiga identificar em que fase do desenvolvimento a soja se encontra e o que deve ser preconizado no manejo para cada fase.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, LinkedIn) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações destacadas: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.