O Desafio

Aumentar a produção animal em sistemas integrados de produção agropecuária, onde a recomendação de adubação convencional baseiam-se principalmente na produtividade direta da cultura, geralmente feita linear e examinando apenas o efeito isolado de um determinado nutriente.

A alternativa

A utilização da adubação de sistemas é uma alternativa visando intensificar a produção do pasto e manter ou aumentar a produção de soja no Cerrado, reduzindo o número de operações e aumentando a renda do produtor. A recomendação de adubação em sistema propõe a interação dos nutrientes fornecidos, levando em consideração a ciclagem de nutrientes.

A adubação do sistema durante o período de segunda safra pode reduzir os custos operacionais relacionados à fertilizantes e favorecer o aumento na produção de pasto sem que a produtividade da soja no verão seja afetada. Dessa forma, essa nova filosofia de adubação aumentará a produção de pasto, e consequentemente a produção de carne em SIPA.

O Benefício dos SIPA 

O protocolo experimental localizado na Fazenda Guarita, em Rondonópolis – MT, tem por objetivo avaliar a adubação de sistema em SIPA comparando com adubação convencional na soja, além de analisar os benefícios da adubação nitrogenada no pasto. Verificou-se que o desempenho animal foi afetado tanto pela adubação fosfatada e potássica na entressafra da soja quanto pela adubação nitrogenada no pasto, com maiores valores de ganho de peso por área para os tratamentos que consistem na adubação de sistema e adubação nitrogenada no pasto, o que afetou a taxa de lotação.

Os resultados obtidos demonstraram que a adubação nitrogenada no pasto, além da adubação com P e K podem ser realizadas na entressafra da soja (período de pastagem anual), permitindo uma maior capacidade de suporte de carga animal dessas áreas, intensificando a produção agropecuária de forma sustentável.

Fonte: Aliança SIPA

Texto originalmente publicado em:
Aliança SIPA - Sistemas Integrados de Produção Agropecuária 
Autor: Aliança SIPA

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.