Os aminoácidos são essenciais para o metabolismo vegetal, desempenhando importantes funções no crescimento e desenvolvimento vegetal. Em sua maioria, os aminoácidos atuam na síntese de proteínas, compostos intermediários dos hormônios vegetais endógenos e também possuem efeito complexo em nutrientes e outros agroquímicos (Castro & Carvalho, 2014).

Na agricultura, os aminoácidos vêm sendo empregados como reguladores de processos fisiológicos, bioquímicos e enzimáticos, desempenhando efeitos positivos no crescimento, desenvolvimento e produtividade da planta, principalmente sob condições de estresse.

Dentre os principais aminoácidos utilizados na agricultura, Reis & Lanza (2022) destacam: Serina, Glicina, Cisteina, Tirosina, Fenilalanina, Triptofano, Aminoácidos de cadeia ramificada, Alanina, Glutamato, Glutamina, Arginina, Prolina, Histidina, Asparigina, Aspartato, Lisina, Metionina e Treonina.

Em função da grande diversidade de aminoácidos e das diferentes funções desempenhadas por eles, nem sempre o posicionamento dos aminoácidos é fácil na busca pelo aumento da produtividade. Além das variações climáticas, genéticas e ambientais, a produtividade das plantas também varia em função das diferentes respostas fisiológicas à aplicação dos aminoácidos, o que torna frequente a indagação, de que aminoácido aplicar para aumentar a produtividade da soja?


undefined

Qual aminoácido tem melhores respostas de produtividade?

Embora a produtividade seja uma variável extremamente complexa, sujeita a influencia de diversos fatores bióticos e abióticos, analisando o efeito do uso de aminoácidos de forma isolada, aplicados via foliar, sob o desenvolvimento, produtividade e nutrição da soja, Zanotto Neto (2023) obteve resultados que  diferenciam os aminoácidos quando a contribuição para o aumento da produtividade da soja.

O estudo conduzido pelo autor analisou os aminoácidos Ácido aspártico; Arginina; Cisteína; Cistina; Citrulina; Fenilalanina; Glicina; Glutamina; Isoleucina; Leucina; Lisina; Metionina; Ornitina; Prolina; Taurina; Tirosina; Treonina; Triptofano; e Valina, aplicados na dose de 20 g ha-1 nos estádios V4 e R1, em soja cultivada sob condições de campo em um Latossolo Vermelho distrófico sob sistema plantio direto.

Conforme resultados obtidos por Zanotto Neto (2023), dentro das condições do presente estudo, a Cistina, Fenilalanina, Isoleucina, Leucina, Metionina, Ornitina, Prolina, Taurina, Treonina e Valina promoveram incremento médio de 22,77% (691,9 kg ha-1) na produtividade de grãos de soja, quando comparadas ao controle e aos demais aminoácidos (Figura 1).

Figura 1. Produtividade de grãos de soja submetidas à aplicação foliar de aminoácidos.
Fonte: Zanotto Neto (2023)

De acordo com Zanotto Neto (2023), Cistina, Fenilalanina, Isoleucina, Leucina, Metionina, Ornitina, Prolina, Taurina, Treonina e Valina mostraram-se mais eficientes que os outros aminoácidos, assim como o tratamento controle (sem aplicação de aminoácidos), demonstrando a aptidão desses aminoácidos em promover o aumento da produtividade da soja, sob condições normais de cultivo.

Confira o estudo completo desenvolvido por Zanotto Neto (2023) clicando aqui!


Veja mais: Bacillus aryabhattai – Uma ferramenta promissora em anos de seca


Referências:

CASTRO, P. R. C.; CARVALHO, M. E. A. AMINOÁCIDOS E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA. ESALQ, Série produtor Rural, n. 57, 2014. Disponível em: < https://www.esalq.usp.br/biblioteca/sites/default/files/publicacoes-a-venda/pdf/SPR57.pdf >, acesso em: 30/09/2024.

REIS, A. R.; LANZA, M. G. D. B. AMINOÁCIDOS: DESMISTIFICANDO O USO NA AGRICULTURA. Physiotek Crop Science, 2022.

ZANOTTO NETO, G. RESPOSTAS AGRONÔMICAS DE SOJA E MILHO INDUZIDAS PELA APLICAÇÃO FOLIAR DE AMINOÁCIDOS. Tese de Doutorado, Instituto Federal Goiano, 2023. Disponível em: < https://sistemas.ifgoiano.edu.br/sgcursos/uploads/anexos_5/2024-03-08-11-51-46tese_Giacomo%20Zanotto%20Neto.pdf >, acesso em: 30/09/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.