Entre os dias 19 e 20 de agosto, a Embrapa Soja promove em Londrina, no Paraná, a 7ª edição do Seminário Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial de Soja. O encontro presencial reaunirá pesquisadores, técnicos, representantes do governo, da indústria e produtores rurais para debater fatores que influenciam a competitividade da cadeia produtiva.
Participam do encontro, o vice-presidente da Aprosoja/MS, Andre Dobashi; o gerente Institucional, Tauan Almeida; o coordenador técnico, Gabriel Balta, e coordenador de campo, Dany Corrêa.
Programação
Na abertura do evento, no dia 19, haverá uma conferência com o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, e abordará a evolução da sojicultura brasileira nos últimos 50 anos, ganhos de produtividade, obstáculos superados e perspectivas futuras.
A programação de quarta-feira (20), das 08 às 12 horas, terá foco no mercado internacional, especialmente na China, principal destino da soja brasileira. O painel Mercado China: desafios técnicos, regulatórios e comerciais discutirá barreiras fitossanitárias, critérios de qualidade e aspectos normativos para exportação de soja geneticamente modificada, com participação de representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), Abiove e CropLife.
O painel Geopolítica da soja: estratégias, dependência e protagonismo global vai analisar a centralidade da China e o papel da soja brasileira na pauta ambiental da União Europeia. As palestras serão ministradas por Larissa Wachholz (Cebri) e Marina Isadora Barbosa Souza (CNA), sob moderação de Guilherme Antonio da Costa Junior (Mapa).
O seminário é realizado pela Embrapa Soja em parceria com Abiove, Acebra, Anec, Aprosoja/MS, Aprosoja PR, ASCB, CNA, OCB e Sindirações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site, clicando aqui.
Fonte: Embrapa Soja, disponível em Aprosoja MS