O plantio de soja 2024/25 está liberado em áreas do sul e do sudoeste do Piauí desde ontem (30), mas as atividades devem iniciar somente a partir da segunda quinzena de outubro, caso as chuvas até lá se confirmem. Quem informa é o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Piauí), Rafael Maschio, que concedeu entrevista à Safras News.
Ele destaca há uma expectativa de que neste ano as chuvas não atrasem tanto quanto no ano passado, quando o cultivo só iniciou no final de novembro. Mas por conta de um ano atípico, com custos mais elevados para o cultivo e preços considerados baixos para a oleaginosa, a expansão na área de oleaginosa deve ser menor frente há anos anteriores. A Aprosoja prevê que a área cresça entre 2% e 4% em relação aos 1,087 milhão de hectares plantados na temporada 2023/24, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento.
Na última safra, os produtores do estado colheram em média 3.848 quilos por hectare de soja. Neste ano, há uma possibilidade de que os produtores possam vir a reduzir os investimentos voltados à soja. Mas, se as condições climáticas ajudarem, será possível colher ao redor de 3.600 quilos por hectare de soja.
Rafael destaca que havia uma expectativa de chuvas previstas para o Piauí na primeira semana de outubro, que já desapareceram. A expectativa é de que as chuvas iniciem na segunda metade de outubro, mas ainda de forma irregular. O produtor deverá aguardar volumes acumulados entre 50 a 80 milímetros para soltar o plantio.
Segundo levantamento de Safras & Mercado, o plantio de soja no Piauí deve ocupar um 1,15 milhão de hectares na safra 2024/25, avançando 5,5% frente aos 1,090 milhão de hectares cultivados na temporada 2023/24. A produção de soja no estado é estimada por Safras em 4,257 milhões de toneladas, crescendo 9% frente à safra 2022/23, de 3,904 milhões de toneladas. O rendimento médio é estimado em 3.720 quilos por hectare, acima dos 3.600 quilos obtidos na temporada passada.
Fonte: Arno Baasch – Safras News