No RS, segue a colheita nas áreas cultivadas em sistema pré-germinado. Nas áreas de cultivo mínimo, as primeiras lavouras semeadas alcançam a maturação. Houve registro de temperaturas elevadas na região Oeste que podem impactar o florescimento de algumas lavouras.
Em SC, o tempo mais firme e seco favoreceu a colheita. O produto colhido tem apresentado qualidade satisfatória. Em GO, o ritmo da colheita permanece lento, avançando a operação conforme a maturação das lavouras. As áreas colhidas apresentaram bons rendimentos.
No MA, a semeadura avançou nas áreas de sequeiro, com a melhoria da ocorrência das chuvas. A colheita do irrigado foi finalizada. No TO, a colheita foi iniciada na Lagoa da Confusão. A maioria das lavouras se encontra em enchimento de grãos e maturação. Com as últimas chuvas, houve melhoria no aporte hídrico para manutenção da cultura.
Em MT, a colheita segue lenta e a qualidade dos grãos colhidos é considerada boa. No PR, as lavouras estão em boas condições. A maioria das áreas estão em florescimento e enchimento de grãos. A colheita foi interrompida devido aos volumes de chuvas em algumas regiões.
Fonte: Conab




