Considerado um micronutriente essencial para a cultura da soja, o Boro (B) apresenta algumas particularidades, que as vezes nos passam desapercebidas, dificultando o correto manejo desse micronutriente. O Boro pode ser absorvido pelas plantas como ácido bórico e borato, tanto via radicular como foliar, o que contribui para o manejo do nutriente uma vez que pequenas quantidades são requeridas pelas plantas.
No solo, a disponibilidade do Boro apresenta relação com o pH do mesmo, estando mais disponível para as plantas entre faixas de pH variando entre 5,0 a7,5. Além disso, o Boro na forma assimilável pelas plantas é considerado um nutriente móvel no solo, o que contribui para sua lixiviação, especialmente se tratando de solos arenoso, e/ou sobre eventos de elevadas precipitações pluviométricas (IPNI).
Conforme observado por Santini et al. (2015), a soja responde positivamente a adubação boratada, podendo em algumas situações expressar incrementos de produtividade superiores a 10% (Figura 1). Em média, são necessários cerca de 77 gramas de B por toneladas de grãos de soja produzida, sendo que 26 gramas das 77, exportadas pelos grãos (Embrapa Soja, 2008).
Figura 1. Produtividade de grãos de soja, submetida a doses de B, em sulco de semeadura.

Quando a adubação boratada ocorrer em pós-emergência, embora as quantidades do nutriente possam variar em função do requerimento nutricional das plantas, não é aconselhado o uso de doses superiores a 400 g de B ha-1 em pós-emergência (Oliveira Junior et al., 2020), uma vez que doses superiores podem causar efeito tóxico à planta.
Os sintomas de fitotoxidade por Boro na planta aparecem primeiro nas bordas e pontas das folhas mais velhas (IPNI). Na cultura da soja, nota-se o amarelecimento das pontas dos folíolos, seguido por progressiva necrose, que começa nas pontas e margens e finalmente, espalha-se entre as nervuras laterais e encaminha-se para a nervura central, podendo causar queda prematura das folhas (Borkert et al., 1994).
Figura 2. Sintomas de fitotoxidade de Boro em soja. Necrose nas Bordas das folhas.

Já os sintomas mais comuns de deficiência de Boro na cultura da soja, compreendem clorose internerval nas folhas jovens e pontas curvadas para baixo (encarquilhamento), morte dos ponteiros, inibição do florescimento e paralização do crescimento radicular (IPNI), podendo em algumas ocasiões, ocorrer o superbrotamento e a morte da gema apical.
Figura 3. Deficiência de Boro (B) em soja.

Figura 4. Deficiência de Boro (B). Superbrotamento.

Além dos sintomas visuais, a deficiência de Boro na planta desorganiza os vasos condutores, diminui a germinação do grão de pólen e o crescimento do tubo polínico (Sfredo & Borkert, 2004) podendo repercutir negativamente na produtividade da cultura, causando impactos negativos sobre essa variável.
Veja mais: Cálcio e Boro via foliar contribuem para o aumento de produtividade da soja?
Referências:
BORKERT, C. M. et al. SEJA O DOUTOR DA SUA SOJA. POTAFOS, Arquivo Agronômico, n. 5, 1994. Disponível em: < https://www.npct.com.br/npctweb/npct.nsf/article/BRS-3140/$File/Seja%20Soja.pdf >, acesso em: 19/12/2022.
EMBRAPA SOJA. TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE SOJA – REGIÃO CENTRAL DO BRASIL 2009 E 2010. Embrapa Soja, Sistemas de Produção, 13, 2008. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/471536/1/Tecnol2009.pdf >, acesso em: 19/12/2022.
OLIVEIRA JUNIOR, A. et al. FERTILIDADE DO SOLO E AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DA SOJA. Embrapa, Tecnologias de Produção de Soja, cap. 7, 2020. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/223209/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 19/12/2022.
SANTINI, J. M. K. et al. ADUBAÇAO BORATADA NA CULTURA DA SOJA EM ÁREA DE CERRADO. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015. Disponível em: < https://www.sbcs.org.br/cbcs2015/arearestrita/arquivos/843.pdf >, acesso em: 19/12/2022.
SFREDO, G. J.; BORKERT, C. M. DEFICIÊNCIAS E TOXICIDADES DE NUTRIENTES EM PLANTAS DE SOJA: DESCRIÇÃO DOS SINTOMAS E ILUSTRAÇÃO COM FOTOS. Embrapa, Documentos, n. 231, 2004. Disponível em: < https://www.agrolink.com.br/downloads/defici%C3%AAncias%20e%20toxidade%20de%20nutrientes%20em%20plantas%20de%20soja.pdf >, acesso em: 19/12/2022.
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)