InícioDestaqueCâmara de Milho e Sorgo solicita apoio à construção de “Ferrovia do...

Câmara de Milho e Sorgo solicita apoio à construção de “Ferrovia do Milho” ao Mapa

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo e vice-presidente da Abramilho, Enori Barbieri, assinou o ofício que solicita ao Ministério da Agricultura e Pecuária apoio para a construção da Ferrovia para Santa Catarina.

O documento destaca a importância vital dessa ferrovia para a região, onde o agronegócio responde por 31% do PIB estadual e 70% das exportações. Além disso, o setor gera 60.000 empregos diretos e 480.000 indiretos, sendo fundamental para a economia de centenas de municípios catarinenses.

A nutrição do plantel local demanda cerca de 6 a 7 milhões de toneladas de milho por ano, mas a produção local não supre a necessidade, resultando em despesas significativas com transporte rodoviário com a suplementação vinda do Centro-Oeste, Paraguai e Argentina. A construção da ferrovia é vista como a solução para esse desafio, buscando ligar o oeste catarinense ao centro-oeste brasileiro. Hoje, as agroindústrias desembolsam entre 6 e 7 bilhões de reais todos os anos com frete para buscar este milho.

O documento indica que, com o estudo de viabilidade já concluído, o Governo Federal deve licitar/leiloar o trecho em 2024, e investidores e organizações já demonstraram interesse em participar desse empreendimento tão estratégico para a cadeia produtiva de milho e sorgo.

Fonte: ABRAMILHO

FONTE

Autor:ABRAMILHO

Site: ABRAMILHO

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares