InícioDestaqueCargas movimentadas por portos de SC têm alta de 5% até novembro

Cargas movimentadas por portos de SC têm alta de 5% até novembro

Os portos catarinenses de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba registraram até novembro no ano passado cerca de 35,7 milhões de toneladas de cargas movimentadas, um volume 5% maior do que o registrado em 2022.  À exceção de Itajaí, os demais registraram alta no ano.  

O complexo portuário do Rio Itajaí-Açu alcançou um volume total de 13,4 milhões de toneladas, sendo quase toda a operação conduzida pelo Terminal Portonave (12,98 milhões).  

Em 2022, o porto de Navegantes acumulava 11,68 milhões de toneladas até novembro, o que indica uma alta de 11,1% em 2023. O terminal de São Francisco do Sul alcançou a marca de 15,3 milhões de toneladas movimentadas nos 11 primeiros meses do ano de 2023, um aumento de 30% com relação ao mesmo período de 2022, quando foram embarcadas e desembarcadas 11,7 milhões de toneladas de mercadorias. Segundo o porto, um dos motivos para o crescimento é a captação de novos clientes de diversos estados do Sul e Centro-Oeste do país, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.   

Já a movimentação no Porto de Itajaí caiu de 3,96 milhões de toneladas em 2022 para 308 mil toneladas em 2023, um tombo de 92%. A redução se explica pelo fim do contrato de concessão dos berços 01 e 02, em junho. Atualmente, a estrutura aguarda o fim do novo processo de concessão, que está sendo realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).   

Em 2023, o Porto de Imbituba vem apresentando uma média de movimentação de 637 mil toneladas por mês. No somatório do ano, já foram transportadas 7 milhões de toneladas. Em 2022, o volume registrado de janeiro a novembro foi de 6,6 milhões de toneladas, o que indica uma alta de 6,06%. A movimentação é liderada pelas exportações, que cresceram 47,3%, em volume, se comparado ao realizado de janeiro a novembro de 2022. No sentido inverso, as importações apresentaram retração de 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a cabotagem, navegação dentro do Brasil, registrou queda de 5,6% na tonelagem da carga em relação ao ano passado. O Porto Itapoá divulga a movimentação apenas pelo critério de unidade padrão de contêiner de 20 pés (TEU).  

Em novembro, a estrutura alcançou a marca de 1 milhão de TEUs movimentados no ano. A expectativa é finalizar o ano com um movimento muito próximo de 1,2 milhão de TEUs, o que representará, se confirmada, uma alta de 20% em relação ao ano anterior. 

Fonte: Fiesc, disponível em Fecoagro



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares