Milho

O clima seco, com muito sol e baixa umidade relativa do ar, favoreceu o avanço da maturação e da colheita das lavouras. A colheita de milho atingiu 70% da área, com 19% maduro e 10% em enchimento de grãos.

Nas regiões do Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, as lavouras maduras que ainda estão para ser colhidas não apresentam perdas de qualidade até o momento; colheitas interrompidas para recebimento da soja.

No Alto da Serra do Botucaraí, mais da metade da área cultivada com a cultura foi colhida; as produtividades das lavouras estão acima da média prevista para a região, e é ótima a qualidade do grão colhido.

Lavouras com semeadura tardia seguem em desenvolvimento considerado normal, apesar do período de duas semanas sem chuvas. Em
pontos isolados – com solo raso e compactados, a cultura começa a manifestar sintomas de déficit hídrico.

Nas regiões Fronteira Noroeste e Missões, foi colhido o maior percentual de área do Estado, atingindo 80%. As lavouras em formação de espiga e maturação apresentam bom aspecto, devido às condições climáticas do período, com temperaturas amenas à noite e boa irradiação durante o dia.



A falta de umidade decorrente da ausência de chuvas nestes últimos dias tem sido amenizada pela condição de orvalhos consistentes e uma evapotranspiração menor no período.

Nas regiões acima, as lavouras da safrinha têm apresentado bom desenvolvimento das plantas, a maioria entrando em floração e formação das espigas. Entretanto, já necessitam de chuva para evitar problemas de formação de espiga e de grãos.

Na região Central, 43% da área foi colhida, com média de produtividade de 90 sacas por hectare. Em específico, no município de Tupanciretã, onde a maior parte da lavoura é irrigada com pivô central, a área está 95% colhida, com produtividade de 210 sacas por hectare.

Na região da Produção, a colheita avançou para 75% da área; na região Sul, em 22% da área. Na região da Serra e Campos de Cima da Serra, a colheita do milho segue em ritmo lento.

Mercado (saca de 60 quilos)

O preço médio do milho no Estado foi cotado a R$ 31,80/sc., com leve queda de – 0,16%, segundo levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar (Cotações Agropecuárias nº 2069).

Fonte: Emater/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.