Contra os transgênicos? Críticos sabem pouco sobre eles, diz pesquisa
Um estudo recente apontou que à medida que aumenta essa preocupação com os alimentos geneticamente modificados (GM), menor é o conhecimento sobre ciência e genética. Ou seja, a oposição pública à ciência frequentemente está mal fundamentada. O trabalho foi feito por pesquisadores dos Estados Unidos e do Canadá e publicado na Nature Human Behaviour em janeiro deste ano.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Enrugamento de folhas na soja: Toxidez de manganês induzida pela compactação do solo
Nas últimas décadas, têm sido frequentes as manifestações de técnicos e produtores sobre a ocorrência do “enrugamento” ou “encarquilhamento” de folhas de soja em lavouras conduzidas sob plantio direto na região do Planalto do Estado do RS, problema que aparece após a emergência e durante o desenvolvimento das plantas e reduz o crescimento vegetativo.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Altura da barra de pulverização e deposição na cultura da soja
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de mudanças na altura da barra de pulverização na deposição de calda na cultura da soja. Foram avaliados três tratamentos compostos por diferentes alturas da barra de pulverização em relação à cultura da soja: 0,5 m, 0,75 m e 1,0 m.
Confira o trabalho completo aqui.
Avaliação de inseticidas para o controle de falsa medideira Chrysodeixis includens (Lepidoptera: Noctuidae) na soja
A lagarta falsa medideira, Chrysodeixis includens, tem se tornado um problema fitossanitário na cultura da soja, ocasionando percas em produção. Essa praga caracteriza-se por causar altos índices de desfolha em plantas e, em altas infestações, pode alimentar-se de vagens.O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de inseticidas no controle de C. includens em soja.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Fungicidas multissítios aplicados em mistura com fungicidas específicos no manejo da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi Sydow) na cultura da soja
O manejo da ferrugem é realizado principalmente com aplicação de fungicidas triazóis, estrobilurinas e carboxamidas e suas misturas. Embora eficazes, esses produtos têm perdido, a cada safra, a eficiência desejada, possivelmente por se tratar de fungicidas com modos de ação específicos e favorecer a seleção de população resistentes do patógeno (Carvalho, 2010), o que tem provocando um retorno aos chamados “fungicidas protetores” ou “multissítios”, que potencializam a eficiência dos fungicidas (Gottems, 2015).
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Gostou das nossas sugestões? Comente e sugira melhorias para o Mais Soja ficar cada vez melhor. Envie suas contribuições para contato@maissoja.com.br.