Plantas de cobertura e seus efeitos nas propriedades físicas do solo e na cultura em sucessão na região Sul do Brasil

O trabalho tem como objetivo apresentar os feitos das plantas de cobertura sobre as propriedades físicas do solo e cultura em sucessão na região Sul do Brasil, através da compilação de alguns estudos desenvolvidos em torno desta temática.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


Brasil é líder mundial em tecnologias de controle biológico

O Brasil é líder mundial em controle biológico, com aplicação desse tipo de manejo em mais de 23 milhões de hectares e está exportando tecnologias da área para outros países. Alexandre de Sene Pinto, professor do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), destaca o pioneirismo brasileiro no ramo. “Toda a tecnologia que os outros países estão usando para grandes áreas está vindo do Brasil. O drone para liberação, as técnicas para quantificar os parasitoides, o momento e a frequência de liberação, tudo é brasileiro. Passamos a ser exportadores de tecnologia de controle biológico para campos abertos”, afirma.

Confira a notícia na íntegra clicando aqui.


Produtividade da soja com coinoculação e suplementação da adubação via foliar

O objetivo do trabalho foi verificar uma possível interação entre melhor desenvolvimento da cultura e maior produtividade de grãos em resposta aos tratamentos de sementes e as aplicações foliares de fertilizantes suplementares.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


Controle biológico no manejo de Pratylenchus brachyurus na soja

Fonte: TMG – Lavoura afetada com nematoide do cista na soja

O ataque desses nematoides resulta muitas vezes na redução do tamanho das plantas, com intenso abortamento de vagens durante o florescimento e amadurecimento prematuro das plantas, podendo os danos variarem de 30 a 50% em função da intensidade do ataque (GOULART, 2008; DIAS, 2010). Anualmente o agronegócio nacional contabiliza prejuízos em torno de R$ 35 bilhões provocados pelo ataque de fitonematoides. Apenas na produção de soja, as perdas são estimadas em R$ 16,2 bilhões (Rivas, 2015).

Confira o texto na íntegra clicando aqui.


Doses de ácido húmico e Bacillus subitilis na germinação e vigor de sementes de milho

Objetivou-se com o presente estudo, avaliar o efeito da aplicação via sementes de ácido húmico com presença e ausência de Bacillus subtilis na germinação e vigor de sementes e no desenvolvimento inicial de plântulas de milho.

Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.