Nabo forrageiro contribui para a produtividade do trigo em sucessão?

O trigo é um dos principais cereais de inverno cultivado em solo brasileiro, em virtude das condições climáticas, sua produção é concentrada principalmente na região Sul do Brasil, sendo cultivado após a cultura da soja sob sistema plantio direto. Entretanto, especialmente no Rio Grande do sul, em algumas propriedades que cultivam trigo após soja ou milho, é possível observar um pequeno vazio outonal, onde não há o cultivo de plantas, deixando a área em condições de pousio.

Confira o texto completo aqui.


Ervilhaca antes do milho: uma interessante alternativa para o aumento da produtividade

Foto: Embrapa

O milho é uma das principais culturas inseridas no sistema de produção de grãos, desempenhando função econômica e papel fundamental na sustentabilidade do sistema plantio direto em rotação de culturas. Entretanto, para produção de uma tonelada de grãos, são necessários em média 23,4 kg de Nitrogênio (Martins, 2019).

Tendo em vista que o milho é uma cultura responsiva a adubação nitrogenada, e que o Nitrogênio é o nutriente mais requerido pela cultura, o adequado aporte do nutriente é essencial para a obtenção de altas produtividades de milho. Contudo, como grande parte do nitrogênio precisa ser fornecido via fertilizantes, a adubação nitrogenada pode representar uma significativa participação nos custos de produção.

Confira aqui.



129,16 sc/ha – Produtividade obtida pelo campeão Sul e Nacional do CESB 20/21

Com incríveis 129,16 sc.ha-1, o Campeão Sul e Nacional (sequeiro) do CESB 2020/2021, é Ernest Milla / Condomínio Milla, Fazenda Fundo Grade, Pinhão, PR. A fazenda conta com área total de 1110 hectares, das quais 1040 são destinadas a culturas e 496 hectares a soja. A produtividade média de soja na fazenda foi de 90 sc.ha-1 na safra 2020/2021. A produtividade de  129,16 sc.ha-1 foi obtida na área de 2,5256 ha, compreendida dentro de uma gleba de 82 hectares e contou com a consultoria de Luiz Gabriel de Moraes Jr.

Confira na íntegra aqui.


Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides: conheça tudo sobre duas das lagartas que são ameaças constantes para a soja

Quando se trata de Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides, são expressivos os danos que elas ocasionam devido a agressividade que apresentam. São lagartas capazes de se adaptar a diferentes condições, mesmo as que não são favoráveis. Aliado a isso, seu hábito altamente polífago, ou seja, podem se alimentar de uma variedade de plantas, são fatores que permitem o seu ótimo desenvolvimento nas diferentes culturas em que são encontradas.

Confira aqui.


Períodos de definição dos componentes de produtividade do trigo

Pensando em elevadas produtividades de trigo, o manejo nutricional, sanitário e cultural, são essenciais entre outras práticas para proporcionar condições adequadas de crescimento e desenvolvimento do trigo. Entretanto, para o adequado posicionamento de práticas de manejo é necessário conhecer e compreender os diferentes estádios do desenvolvimento da cultura, especialmente os períodos responsáveis pelo desenvolvimento de componentes de produtividade do trigo.

Confira a notícia aqui.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.