Azospirillum brasilense: um forte aliado no cultivo do trigo
Um dos principais fatores limitantes da produtividade de uma cultura é a nutrição das plantas. Para o cultivo do trigo não é diferente e além da importância da nutrição de plantas, outros fares tornam ainda mais complexo o cultivo do trigo e exemplo dos manejos fitossanitários e manejo da fertilidade do solo, fato que demanda cada vez mais técnica e perícia do agricultor para a produção da cultura.
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
Brasil pode se tornar maior produtor mundial de milho, diz Frente Parlamentar em Brasília
O milho é o segundo grão mais produzido no Brasil. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2019/2020, os produtores rurais deverão colher mais de 102,3 milhões de toneladas do cereal. O volume estimado representa um crescimento de 2,3% em relação à temporada anterior, na qual, os agricultores colheram 100 milhões de toneladas do grão. “Investindo em pesquisa e tecnologia, podemos ampliar a nossa produtividade em percentual elevado rapidamente. O Brasil pode e será o maior produtor mundial de milho, essa cultura irá transformar cada dia mais o nosso símbolo de sucesso no agro brasileiro”, acredita o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (RS).
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Importância de uma Boa Supressão da Braquiária Consorciada com o Milho

O milho safrinha é amplamente cultivado após a cultura da soja em várias regiões do país. Dentre as vantagens do cultivos se destacam o maior uso da terra, o aumento da lucratividade e também a produção de palha para a cultura sucessora. No entanto, é possível agregar ainda mais sustentabilidade ao sistema quando implantada uma cultura forrageira junto ao milho.
Trata-se do consórcio entre milho e espécies do gênero Brachiaria, conhecido também como consorcio milho-braquiária.
Confira o texto e o vídeo na íntegra clicando aqui.
Radiação solar, temperatura e o potencial produtivo em soja
No último artigo “Como aumentar a eficiência da água?” destacamos a importância: 1) da época de semeadura para aumentar a eficiência no uso da água; 2) da água disponível no solo no momento da semeadura; e 3) do sincronismo entre o período reprodutivo e de enchimento de grãos com o período de maior precipitação. Com suprimento de água adequado, a eficiência energética passa a ser determinante para um alto potencial produtivo, podendo ser quantificada através do coeficiente fototérmico (Q).
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Densidade de semeadura do trigo

Dentre os parâmetros importantes na semeadura do trigo, a definição da densidade de semeadura cria certa dúvida. Segundo CUNHA et al. (2016), é comum encontrar densidades variáveis de semeadura para o trigo, apresentadas em faixas desde 200 a 400 sementes.m-2 dependendo da cultivar, ciclo e propósito do cultivo. No entanto é fundamental aderir a faixa de densidade sugerida pela empresa detentora da cultivar e a semeadura deve ocorrer no período sugerido no zoneamento de risco climática da região de cultivo.
Confira na íntegra clicando aqui.