Crise dos fertilizantes pode influenciar preços das safras de 2023
“O risco de desabastecimento de insumos é mais alto para a safra 2023, caso os países exportadores não regularizem a oferta e o Brasil não consiga desenvolver outros fornecedores ou estabelecer acordos preferenciais. Na prática, essa incerteza tende a continuar inflando os preços no médio prazo”, diz Feix.
Confira a notícia completa aqui.
Aprosoja-MT alerta produtores para diminuir o uso de fertilizantes
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, (Aprosoja-MT) Fernando Cadore, enfatizou que o momento do mercado é de alta dos preços e que o produtor não precisa ter pressa para comprar.
“Não precisa ter pressa para pagar caro! Os preços de fertilizantes mais que dobraram no mercado. Essa é uma decisão pessoal de cada produtor, mas ele não pode pagar esse preço”, pontuou Cadore.
Confira aqui.
Agricultores ganham um novo aliado biológico para o tratamento de sementes

Com efeito promotor de crescimento da parte aérea e raiz, a nova solução biológica da BASF, Votivo® Prime, tem uma formulação diferenciada para o tratamento industrial de sementes, indicado para o controle de nematoides nas culturas de soja, algodão, milho, arroz, trigo, sorgo e amendoim.
Confira tudo aqui.
Como utilizar Beauveria bassiana para um controle eficiente de insetos na lavoura
Beauveria bassiana faz parte de um grupo de agentes de controle biológico chamado fungos entomopatogênicos. Estes fungos são nocivos para os insetos e, naturalmente nos ambientes, são responsáveis por causar a morte de muitos indivíduos. São fungos que estão presentes em grandes quantidades na natureza, especialmente em insetos mortos após a infecção.
Veja aqui.
Para uma boa fixação de N, quantos nódulos devem haver por planta?
Felizmente, o processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN) é capaz de fornecer todo nitrogênio necessário para produtividades médias de até 3.600 kg.ha-1 (Gitti, 2016), sem a necessidade de suplementação com fertilizantes nitrogenados. O Processo de fixação biológica de nitrogênio consiste em um processo simbiótico entre a planta de soja e bactérias fixadoras de nitrogênio, no qual o nitrogênio atmosférico é convertido em formas assimiláveis pela planta e prontamente disponível a ela (Embrapa).
Texto completo aqui.