Nos cinco primeiros meses, portos do Paraná têm alta de 14% na descarga de fertilizantes
A movimentação de fertilizantes pelos portos do Paraná registrou alta de 14% entre janeiro e maio de 2022. A importação do produto já mostrava tendência de crescimento desde o ano passado, mas, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, o desembarque segue instável, acompanhando o preço e a demanda do campo.
Confira a notícia completa aqui.
Milheto, uma verdadeira “bomba” recicladora de nutrientes
No sistema plantio direto (SPD), a rotação de culturas é uma prática essencial para a manutenção da produtividade e sustentabilidade do cultivo da soja e demais culturas de interesse econômico. A inserção de plantas de cobertura ou culturas alternativas a soja pode trazer inúmeros benefícios ao sistema de produção, podendo inclusive melhorar atributos químicos e físicos do solo.
Confira aqui.
Plantas de cobertura permitem reduzir uso de ureia sem perda de produtividade
Uma pesquisa realizada em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, tem investigado a possibilidade de reduzir o uso de fertilizantes nitrogenados em plantações de milho. Para isso, utiliza-se o cultivo de alguns tipos de plantas de cobertura de solo de inverno na entressafra. Entre as espécies testadas estão ervilhaca, tremoço e nabo. Em alguns casos, a equivalência em ureia para o nitrogênio ciclado no solo pelas plantas chega a até 175 quilos por hectare. Na prática, o produtor nessas circunstâncias poderia economizar em torno de 40% na dose de ureia aplicada como fertilizante sem perder produtividade.
Confira o estudo aqui.
Comercialização de soja da safra 21/22 chega a 78,67% da produção
A necessidade de abrir espaço nos armazéns motivou os produtores com menor investimento a avançarem nas negociações de soja em maio. Além disso, a maior demanda observada no mês foi outro motivo da ampliação das vendas. Desse modo, a comercialização da safra 21/22 aumentou 5,30 p.p. ante o mês de maio, atingindo 78,67% da produção.
Confira na íntegra aqui.
Preço do fertilizante cloreto de potássio atinge maior patamar desde janeiro de 2008 e preocupa o produtor rural
As altas sucessivas nos preços dos fertilizantes ao longo de 2021 já vinham deixando produtores brasileiros em alerta quanto à temporada 2022/23. Nos primeiros meses de 2022, no entanto, o movimento de avanço nos valores desse insumo foi intensificado, diante do conflito no leste europeu, que resultou em sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, União Europeia e outros sobre a Rússia.
Confira aqui.