Quais os benefícios do uso da Crotalaria como cobertura do solo?

Foto: Divulgação Grupo ATTO Sementes

Diversas espécies de plantas de cobertura de solo se mostram viáveis para uso de adubação verde em cultivo solteiro ou em sistemas de consórcios com outras plantas de cobertura de solo. De acordo com Lamas (2017), as plantas de cobertura além de contrubuírem para a melhoria dos atributos quimicos, físicos e biológicos do solo, as espécies vegetais desempenham um papel essencial no controle de plantas invasoras, doenças, nematóides e pragas, refletindo diretamente na cultura sucessora.

Confira o texto completo aqui.


Época de semeadura visando alto potencial produtivo no Sul do Brasil: estudo de caso com lavouras de soja

Para atingir produtividades próximas ao potencial produtivo da cultura, é necessário adequar a época de semeadura onde as melhores condições ambientais coincidam com as fases mais frágeis de seu desenvolvimento. Desse modo, busca-se possibilitar que a planta de soja cresça sem restrição hídrica, principalmente nas fases mais sensíveis (germinação/emergência, floração/enchimento de grãos) e coincida o período de formação de legumes e enchimento de grãos com o período de maior fotoperíodo e, consequentemente, maior coeficiente fototérmico.

Veja tudo aqui.


Soja volta a romper o piso dos US$ 13,00/buschel em Chicago

O mercado ignorou o recuo na produção e nos estoques finais estadunidenses, estimados para 2023/24 no relatório de oferta e demanda do dia 12/09, e se concentra no ritmo da colheita dos EUA e, particularmente, na projeção de um novo recorde de produção da América do Sul, com 163 milhões de toneladas no Brasil e 50 milhões na Argentina (nesse último caso, mais do que o dobro da frustrada safra anterior).

Veja a análise completa aqui.


Exigências Nutricionais da Soja

A absorção de nutrientes pela soja é um processo influenciado por vários fatores, incluindo as condições climáticas, como precipitação e temperatura, variações genéticas entre as diferentes cultivares, o teor de nutrientes no solo e as diversas práticas de manejo. No entanto, é possível estimar as quantidades médias de nutrientes presentes nos resíduos da cultura e nos grãos de soja por tonelada de produção de grãos (Borkert et al., 1994). A seguir, podemos observar a quantidade de nutrientes acumulada e exportada pela cultura da soja.

Confira tudo aqui.


Conheça o segredo dos solos campeões em produtividade de soja no Brasil

Em parceria com o CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil), a Biome4all, startup que analisa informações genéticas do solo para melhorar a eficiência produtiva, avaliou as áreas cultivadas das 6 campeãs na 15a edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja do CESB – Safra 22/23 – Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Irrigado – e identificou micro-organismos e indicadores microbiológicos que ajudam a explicar seu desempenho. Dentro de cada uma das 6 propriedades, foram analisadas as áreas auditadas campeãs, bem como as áreas de menor produção, a fim de comparar os contrastes de maior e menor produtividade.
Confira o segredo completo aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.